Variação negativa de empregos no estado em dezembro de 2025 supera anos anteriores, aponta Mais RN

11/02/2026   14h22

O saldo de empregos foi negativo no Rio Grande do Norte, em dezembro de 2025. Foram 5.306 vagas a menos na diferença entre contratações e demissões formais. O resultado é cíclico no período e, geralmente, há mais dispensas do que admissões nesta época do ano, considerando todos os setores da economia. No entanto, o número foi mais acentuado do que o registrado no ano anterior.

 

 

As informações econômicas foram apresentadas pelo Observatório da Indústria Mais RN, no quadro “Nossa Economia”, exibido no programa Bom Dia Inter, da InterTV Cabugi. “Em dezembro, geralmente, há mais demissões”, afirmou o assessor técnico do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, ao apresentar os indicadores.

 

 

“É um número negativo, mas sazonal, típico do mês de dezembro. O preocupante é que está acima do observado em 2023 e 2024. Então, o saldo negativo é esperado, mas ficou pior do que nos anos anteriores. Isso mostra que estamos diante de uma desaceleração”, disse.

 

 

A análise completa, apresentada no quadro do Bom Dia Inter, pode ser conferida no link:
https://globoplay.globo.com/v/14336390/

 

 

 

Durante o programa, foram detalhados também outros indicadores econômicos. O assessor do Observatório da Indústria Mais RN ressaltou que a inflação — na cidade de Natal, em janeiro de 2026 — ficou em 0,28%. “Observamos que, no país, foi de 0,33%. Isso significa que, em Natal, os produtos estão subindo de preço em um ritmo um pouco menor do que no restante do país, embora não esteja tão distante das demais cidades”, avaliou.

 

 

O item que registrou o maior reajuste foi transporte, com 2,75%, seguido por despesas pessoais, com 0,50%. A maior redução foi do arroz, com 11,5%, e do óleo, com 7,12%.

 

 

 

O quadro Nossa Economia é exibido mensalmente e reúne dados do painel Termômetro Econômico do Mais RN, iniciativa da FIERN que acompanha indicadores como emprego, inflação, confiança empresarial, abertura de empresas, movimentação do comércio por meio de notas fiscais eletrônicas e balança fiscal. A proposta é apresentar à população informações econômicas de forma clara e acessível.