62% dos formandos do ViraVida conseguem inserção no mercado de trabalho

29/11/2018   10h50

O SESI-RN realizou nesta quarta-feira, 28, à noite, na Casa da Indústria, a solenidade de formatura do Projeto SESI ViraVida 2018. Nesta etapa, iniciada em janeiro deste ano, foram inseridos 100 jovens, na faixa etária 16 a 21 anos, dos quais 96 se formaram e receberam seus diplomas.

Veja Galeria de Fotos no Final.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, foi representado na cerimônia pelo diretor tesoureiro da instituição, e presidente do Sindirecicla, Roberto Pinto Serquiz. Também participaram do evento, o diretor operacional do SESI-RN, Gontran Azevedo, as equipes de educação do SESI e do Viravida, os representantes do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), do Banco do Nordeste, Renata Costa Bezerra e Gleyston Bruno Gondin, e a representante do Ministério do Trabalho e do Emprego, Sofia Gomes.

A gerente de Educação do SESI, Ana Karenina, e o coordenador do Viravida no RN, Gilson Costa, fizeram breves discursos em que destacaram a importância do projeto, a empregabilidade alcançada, a força que os parceiros deram e motivaram os formandos a continuar estudando e se qualificando para enfrentar o mercado de trabalho e a vida.

O diretor da FIERN, Roberto Serquiz, que falou em nome do presidente Amaro Sales de Araújo, que não pôde comparecer à cerimônia. Ele parabenizou os formandos e familiares e disse que eles estavam vivendo um dia especial, mas que era apenas o início da trajetória deles. Enalteceu os esforços e sacrifícios que muitos fizeram para chegar aquele momento, que eles devem continuar estudando e podem contar com o Sistema FIERN para se capacitarem e alcançarem empregabilidade.

“Trata-se de um belíssimo projeto, um projeto transformador, que passou por um reposicionamento para se tornar mais eficiente”, afirmou, acrescentando que os formandos não estavam comemorando apenas uma vitória, mas uma conquista, “porque uma conquista vem da superação, do esforço de cada um, da persistência, deve estar passando um filme na cabeça de vocês sobre a história de vida de cada um, de onde vocês partiram e onde chegaram hoje, isso é o grande significado do ViraVida, essa reconstrução, esse reencontro de vocês, em que se identificam com o ambiente profissional”, disse.

Este ano o projeto teve 10.100 matrículas em todo o país. O ViraVida compreende um processo de intervenções psicossocioeducativas com foco no desenvolvimento humano, inclui atendimento social, acompanhamento pedagógico e educação básica visando à formação profissional a elevação da escolaridade, com ênfase na inserção socioprodutiva.

Nesta nova etapa, foi dada continuidade à parceria com a ONG Lar Fabiano de Cristo (Felipe Camarão) e acrescentada uma nova parceria com a ONG Casa do Menor Trabalhador (Alecrim). Esta última ofertou formação profissional na modalidade de Jovem Aprendiz, em seu espaço físico, bem como, levou sua expertise de formação profissional para a ONG Lar Fabiano de Cristo.

O projeto este ano destaca o apadrinhamento da empresa Água Mineral Santa Maria aos alunos, por meio da oferta do curso de Informática Básica do SESI-DR/RN, demonstrando integração e parceria com a Indústria do Rio Grande do Norte. Foram promovidas visitas à empresas com a finalidade de observar na prática o conteúdo estudado em sala de aula e organizadas visitas a parques, cinemas, pontos turísticos da cidade, com o intuito de aumentar o repertório cultural dos jovens.

O resultado do esforço dos jovens que, apoiados pelos seus familiares e pelos educadores do Projeto, bem como, das ONGs parceiras, vencem as adversidades e ressignificam suas histórias de vida, é demonstrado nesta cerimônia com a formação profissional e a inserção sócio produtiva com 62% de colocação no mercado de trabalho.