
O diretor Executivo da AHK – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul, Valmor Kerber, visitou o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER e durante três horas, acompanhado pelo Cônsul Honorário da Alemanha, em Natal, Axel Geppert, conheceu vários laboratórios, recebendo explicações sobre as atividades de cada um deles.
Em seguida, a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, fez uma exposição detalhada dos projetos desenvolvidos e em execução, através de parcerias com empresas e instituições alemãs e das atividades desenvolvidas pelo Centro, nas áreas de pesquisa e educação profissional. A visita foi realizada quarta-feira, 09, participando também o gestor do ISI-Instituto Senai de Inovação, em implantação, Antonio Medeiros e a coordenadora de Tecnologia, Kátia Canella.

Cândida Amália relacionou as parcerias com a AgroScience, GIZ, Instituto Fraunhofer, AHK, IHK e destacou a participação decisiva do Consul Honorário, Axel Geppert, que ao longo dos anos vem fazendo a aproximação do CTGAS-ER, com entidades e empresas da Alemanha, principalmente visando a estruturação do centro na formação de mão de obra e técnicos especializados no campo das energias solar e eólica. O fornecimento de equipamentos e treinamento de professores em organizações alemãs, também foram lembrados por Cândida durante a exposição.
“Um terreno fértil, eis o resumo da ópera”, com essa frase, o gestor da AHK, Valmor Kerber, se referiu, no estilo germânico, ao que pode observar durante a visita ao CTGAS-ER. Para ele, o Centro oferece serviços e apoio na formação de pessoal qualificado e isso é importante para o investidor que busca resultados.
Foram visitados os laboratórios de Qualidade do Gás, Mapas e Dados de Recursos Energéticos, Química Ambiental e de Energias Solar e Eólica.