O desenvolvimento, ampliação e consolidação do Polo Cerâmico de São Gonçalo do Amarante, levou o secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Turismo, Fernando Fernandes de Oliveira, a manter entendimentos com o SENAI-CTGAS-ER -Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, visando uma parceria que, com certeza, será ampliada para outras áreas, notadamente com relação à educação profissionalizante.
Na manhã desta quarta-feira, 30, ele foi recebido pela diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, quando foram iniciados os entendimentos, visando a instalação de um forno cerâmico, desenvolvido pelo Centro, para atender a demanda e aumentar em 150% a produção artesanal do município, se transformando em uma ação econômica e social, além do benefício da preservação ambiental. Fernando esteve acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Paulo Dantes e do engenheiro João Veiga.
Cândida Amália afirmou que o Centro está pronto para atendar às necessidades do município, tanto no desenvolvimento do setor ceramista, como na oferta de cursos para a área das energias renováveis. Ela fez um relato da grade de cursos e serviços oferecidos pelo Centro, abrindo canais para futuras parcerias com o município.
O secretário Fernando Fernandes salientou a expertise do CTGAS-ER e, por esse motivo, busca parceria com a instituição, visando o desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante. Ele falou sobre o potencial cerâmico do município e revelou que, com a implantação do forno desenvolvido pelo CTGAS-ER, a produção de peças vai ter um grande incremento, passando de 6 mil para 15 mil peças por mês.
“A implantação desse equipamento proporcionará, de uma só vez, três grandes benefícios. Além de aumentar a produção, em 150 por cento, vai dobrar o numero de artesãos, atendendo direta e indiretamente, cerca de 100 pessoas, contribuindo também para a preservação do meio ambiente, se constituindo em uma ação social considerável”, finalizou o secretário.