SENAI encerra participação na Semana da Indústria com debate sobre retomada da produção no pós-crise

29/05/2020   14h00

A crise econômica advinda da situação de pandemia e a imposição das medidas de isolamento social é uma das grandes preocupações no mundo dos negócios. Este cenário levanta entre o empresariado e economistas a questão: Como as empresas, independente do setor e porte, irão se recuperar dessa crise frente à imprevisibilidade da contenção do coronavírus?

Como uma das respostas para esta pergunta, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou nesta quinta-feira, 29, o webinar ‘Redução de desperdícios agora garantem retomada pós-crise’, mediado pelo engenheiro mecânico e consultor empresarial, Raphael Dantas de Araújo, e contou com a participação do diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

“Hoje encerramos a participação do SENAI durante a programação da Semana da Indústria com esta live sobre a redução de desperdícios como alternativa para garantir a retomada da economia. Foi uma live que mostrou um panorama de como podemos nos reestruturar em um futuro próximo. Com certeza teremos que recomeçar a caminhar aos poucos, e a redução dos custos e desperdícios nas empresas é um fator primordial”, afirma o diretor.

No webinar, o consultor Raphael fez uma explanação sobre a aplicação das ferramentas da filosofia Lean Manufacturing, como redução de retrabalho, redução de produtos defeituosos e desperdícios, mudanças de layout, avaliação de estoques, implementação de sistemas de planejamento e controle de produção, elaboração de mapa de fluxo de valor, elaboração de trabalhos padronizados, e avaliação de desperdícios no processo produtivo.

Raphael explica que, na situação atual, o Lean Manufacturing pode ser encarado como uma filosofia e metodologia muito efetiva. “Principalmente para reduzir custos e aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas. No quesito situação pós-crise muitas empresas terão um segundo momento de crise, e eu digo crise, mas, no sentido de organização. Terão necessidade de melhores controles internos, definições de tamanhos de estoques e índices, para manter a sua estrutura interna funcionando de forma estabilizada. No pós-crise é natural que a demanda de entregas aumente”, afirma.

Ele diz que as empresas, que hoje estão com problema de falta de demanda, vão ter amanhã demandas em excesso. “Muitas empresas nesse período vão ter quebrado, então assim as que vencerem vão ter que pensar realmente em termos estruturais de produção. Vão passar por dois momentos, um atual de baixa taxa de demanda, e mais para frente uma demanda alta. Tudo terá que ser adequado novamente, por isso a necessidade de uma filosofia que faz com que a empresa consiga enxergar de forma detalhada como funcionar internamente, e consiga se posicionar melhor para situações adversas, como essas de baixas e altas demandas”, acrescenta.

MEDIADOR – O engenheiro mecânico, Raphael Dantas, já atuou como Engenheiro de NPI, processo e manutenção (Samsung SEDA, Manaus), atualmente é Consultor do SENAI RN – Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGas-ER), na área de Lean Manufacturing no atendimento às empresas do Rio Grande do Norte.

SENAI-RN – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está consolidado como o maior complexo de educação profissional da América Latina, cujos resultados são expressos através de números e de sua capacidade de adequar-se às demandas técnicas e tecnológicas do mundo moderno.

Por Jô Lopes – jornalista FIERN