SENAI-RN apresenta Hub de Inovação e Tecnologia à comitiva do Sebrae Nacional

23/02/2021   19h27

As instalações e proposta do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN – de integrar um ecossistema de inovação e tecnologia em energias e gás, pioneiro no país, para atender a indústria do Rio Grande do Norte e do Brasil -, foi apresentada ao diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, em visita ao Instituto SENAI de Inovação em Energia Renováveis (ISI-ER) e CTGAS-ER, na tarde desta terça-feira (23). O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, conduziu junto com o coordenador de P&D do ISI/ER, Antônio Medeiros, a apresentação e visita técnica, que teve a participação do gerente de Administração e Finanças do Sebrae Nacional Fábio Gondim, dos diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (Superintendente), João Hélio Cavalcanti (Técnico), Marcelo Toscano (Operações) e da gestora de Unidade de Indústria, Lorena Roosevelt.

O Hub abriga o Habitat de Inovação, que agrega uma incubadora de empresas, para estimular o desenvolvimento de startups e inovação, áreas de cowork e setor de eventos. O Habitat de Inovação desempenha o papel de interlocução entre o setor empresarial, startups e o setor de pesquisa e prestação de serviços. Serviços do SENAI, SESI e IEL também passam a compor o portfólio do HIT, que sediará também a Faculdade da Indústria.

Além de reunir laboratórios e equipamentos de alta tecnologia, como o Laboratório de Túnel de Vento, o único do país voltado ao setor de energia renovável; um microscópico eletrônico de varredura, com capacidade de aumento em mais de 80 mil vezes em relação a um microscópico eletrônico comum; uma planta de gás sintético, estrutura usada para desenvolvimento de combustíveis. E os laboratórios de recirculação química, de Micro reatores, ensaios e compostos, medição de vazão de gás e de segurança, de Aerodinâmica, Materiais Compósitos, Energia Solar, Energia Eólica, Máquinas de ensaios, máquina de corte por jato d’água, entre outros.

Laboratório Túnel do Vento recebe visita de representantes do Sebrae

A expectativa é que circulem pelo Hub representantes de grandes empresas, CEO de companhias, professores altamente qualificados, doutores, jovens em busca de profissionalização, alunos de cursos técnicos, pesquisadores, pequenos empreendedores.

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, ressaltou a necessidade de promover inovação, ensino e pesquisa para estimular o desenvolvimento econômico e apoiar as empresas industriais do estado. E, neste sentido, pontuou a parceria entre SENAI e Sistema Indústria com o Sebrae no Rio Grande do Norte. “Ao longo dos anos e cada vez mais temos a necessidade de trabalhar mais próximos de outras instituições. O Sebrae é um grande parceiro do SENAI no Rio Grande do Norte em diversas ações. E, neste momento de implantação e crescimento do HUB de Inovação e Tecnologia, mais do que nunca essa proximidade com o Sebrae, enquanto órgão financiador e de apoio às micro e pequenas empresas, se faz necessária para o desenvolvimento de pesquisa e inovação nas áreas de energias renováveis”, destacou.

A comitiva visitou o Laboratório de Túnel de Vento, o Laboratório de Ensaios e Módulos de inversores fotovoltaicos e as instalações do Habitat de Inovação e Incubadoras.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional se mostrou entusiasmando com a estrutura apresentada e as expectativas de resultados que podem ser gerados. “Entendo que o Brasil é um mega país que tem especificidades regionais, as quais temos a obrigação de tê-las cada vez melhor mapeadas, para poder fomentar essas especificidades em cada região. Aqui, o SENAI/CTGAS-ER e todo esse novo contexto de incubar novas empresas é um exemplo, neste sentido, e tenho certeza de que irá continuamente trazer resultados para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, disse Eduardo Diogo.

Eduardo Diogo, diretor Sebrae Nacional. Foto: Moraes Neto

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN