SESI Escola SGA implementa ação ‘Leitura sem fronteiras: Descobrindo a Literatura Portuguesa’

11/05/2023   10h23

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante (SGA) realiza neste mês de maio, em alusão ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, que foi comemorado no último dia 5, a ação ‘Leitura sem fronteiras: Descobrindo a literatura portuguesa’. A data reforça a importância da língua portuguesa na promoção da diversidade cultural e no diálogo intercultural, bem como na construção de pontes entre os países que a falam.

 

A iniciativa é da professora de língua portuguesa Kêmila Samara e da bibliotecária Jéssica Martins. Elas explicam que o objetivo é despertar o interesse dos alunos pela literatura lusitana e promover a formação de novos leitores críticos e esclarecidos.

 

“Ao incentivar a literatura portuguesa estamos contribuindo para o enriquecimento cultural e a formação de novos leitores críticos e conscientes. A literatura portuguesa é uma forma de mergulhar na história e na cultura, é possível se conectar com as tradições e as pessoas desse país”, afirma Jéssica.

 

A atividade se destina aos estudantes do nono ano e acontece na Biblioteca Escolar Álvaro Coutinho da Motta, durante o horário reservado para as aulas da disciplina. Durante a atividade, os alunos são desafiados e orientados a pesquisar sobre os países que tem o português como língua falada, além de autores de destaque e as diferentes obras literárias reconhecidas.

 

“A literatura portuguesa é uma fonte rica de histórias, tradições e perspectivas únicas. Além disso, as obras portuguesas influenciaram muitos escritores ao redor do mundo e é uma parte importante do cânone literário global. Ler obras de autores portugueses nos permite conhecer diferentes estilos literários, perspectivas culturais, bem como a abertura para o conhecimento de novos horizontes”, reforça Kêmila.

 

Para o corpo docente da SESI Escola, a literatura portuguesa é uma riqueza cultural que merece ser valorizada e explorada. No contexto da ação também são realizadas apresentação das pesquisas, com o objetivo de estimular a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos são convidados a compartilhar suas impressões e opiniões sobre as obras pesquisadas, ampliando seu repertório literário e contribuindo para o enriquecimento cultural de toda a turma.

 

De acordo com a direção da instituição de ensino, com a ‘Leitura sem Fronteiras’, a SESI Escola trabalha seu comprometimento em formar cidadãos mais críticos, conscientes e sensíveis à diversidade cultural, valorizando a literatura portuguesa como parte importante da nossa cultura e história.

 

“A atividade escolar de incentivo à leitura de literaturas portuguesas pode ser considerada uma excelente forma de promover a leitura e a formação de novos leitores, contribuindo para um futuro mais culto e consciente’, acrescenta o diretor da SESI Escola SGA, Anderson Vieira Melo da Silva.