
O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), Juan Saavedra, participou do Encontro Nacional de Gestores do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), realizado nos dias 8 e 9, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O evento faz parte da retomada do Procompi, que foi renovado até 2026.
Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), os projetos do novo ciclo do Procompi vão priorizar transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0. As instituições vão injetar R$ 24 milhões na nova fase do programa.
“Esse encontro é de suma importância para o programa, pois proporciona um espaço de troca de experiências, aprendizado e alinhamento de estratégias entre os gestores responsáveis pela implementação do Procompi em cada estado”, afirma Juan Saavedra.
Durante a abertura do Encontro foi apresentado um vídeo do presidente do Sistema FIERN e do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) da CNI, Amaro Sales de Araújo, com mensagem para os gestores. Ele destaca a importância do programa na melhoria da produtividade das micro e pequenas indústrias.
“Esta retomada traz um sentimento de apoio para as micro e pequenas empresas para um momento do futuro, para o que pode acontecer no futuro. O programa foi paralisado em função da pandemia e agora é retomado para defender os interesses das micro e pequenas empresas, sejam elas do Norte, Sul, Leste e Oeste. Empresas de todo Brasil, aqueles que representam 99% dos empreendimentos nacionais. As micro e pequenas empresas são o grande desenvolvedor do progresso desse país”, disse Amaro Sales.

Os eixos do novo ciclo foram definidos com base nos desafios socioambientais do país com o objetivo de trazer a sustentabilidade para o centro da proposta de valor dos negócios e necessidade de modernização da indústria com a incorporação das novas tecnologias digitais.
Segundo Juan Saavedra, o convênio 2023/2026 do programa traz novidades, como o Procompi Digital. Durante o encontro, todos os pontos e inovações foram abordados.
“Nesse evento, são discutidos temas relevantes para o desenvolvimento das micro e pequenas indústrias, como inovação, tecnologia, acesso a mercados, entre outros. Além disso, o encontro também permite a identificação de boas práticas e a disseminação de conhecimentos, fortalecendo a rede de gestores e potencializando os resultados do programa”, diz Juan.
Os projetos que participam do Procompi são submetidos pelas federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae com objetivo de oferecer capacitação e consultoria para alavancar a eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema, e devem envolver grupos de 15 a 30 empresas, a depender do tipo de projeto.
Os participantes do Encontro de Gestores são multiplicadores das orientações sobre esta nova fase do programa. “O Encontro Nacional contribui para a melhoria contínua do programa, promovendo a efetividade das ações e o alcance dos objetivos propostos do programa”, acrescenta o superintendente do IEL-RN. Além dele, Janaize Revoredo da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPOG) também participou do encontro realizado em Brasília.
PROCOMPI DIGITAL
Os projetos Procompi Digital têm o objetivo de permitir atender empresas que, pela distância geográfica, não podem participar de todas as ações presenciais além de promover a retomada da competitividade e da produtividade por meio da digitalização. Neste tipo de projeto, poderão ser apresentadas diversas ações de marketing digital, abrangendo consultorias, cursos, palestras, desenvolvimento de sistemas e outras iniciativas, com base nas necessidades específicas das empresas. O foco principal será fornecer conteúdo exclusivo e atualizado sobre as últimas tendências e melhores práticas do marketing digital, visando a atender às demandas empresariais.
Juan Saavedra, superintendente do IEL-RN, destaca que as atividades poderão ter como objetivo avaliar a presença online e o desempenho das plataformas digitais das empresas, com o intuito de fornecer orientações personalizadas para atender às necessidades específicas de cada negócio.
O Procompi Digital pretende maximizar o potencial das plataformas digitais, melhorar a eficiência na visibilidade online e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.
De acordo com a CNI, como premissa para esses tipos de projetos, será obrigatória a inclusão de uma ação relacionada a um diagnóstico 360° como ponto de partida para as demais iniciativas propostas. O material de divulgação do programa explica que esse diagnóstico de marketing digital consiste em um mapeamento abrangente das oportunidades e ameaças presentes no cenário em que a empresa está inserida, considerando todas as áreas relevantes para o projeto.
Serviço
Programa PROCOMPI
Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte
E-mail: procompirn@rn.iel.org.br
Tel: (84) 3204-6302
http://www.rn.iel.org.br