
Gabriel Calzavara (Sindipesca-RN) representa FIERN em evento do 3° Distrito Naval Foto: Canindé Soares/3Distrito Naval
O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, representou a Federação das Indústrias do estado (FIERN) em solenidade do 3º Distrito Naval, no último sábado (12), no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal. O Cerimonial à Bandeira narrado foi realizado a bordo da Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil.
O navio está atracado no Porto de Natal-RN, de a sexta-feira (11) até esta segunda-feira (14). A fragata iniciou no domingo (6) a Operação “Guinex” III, que visa promover a interoperabilidade com as Marinhas e Guardas Costeiras de países do Golfo da Guiné por meio de realização de exercícios no mar e no porto, representando o Brasil no Atlântico Sul. A Operação se estenderá até outubro e tem a cidade de Natal-RN como primeiro porto logístico.
O navio de guerra, construído nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, foi incorporado à Marinha em 18 de novembro de 1978. Sua missão básica é “conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação de uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e dissuasão”. O Navio é subordinado ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1) e tem sede na cidade de Niterói-RJ.
Ao longo de mais de 40 anos de serviço, a Fragata “Liberal” realizou inúmeras comissões com navios da MB e marinhas amigas, além de ter operado em conjunto com as demais forças singulares e forças internacionais, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal.