Ética, sustentabilidade e gestão de pessoas são destaques na palestra da gestora Jaguar Land Rover

25/08/2023   20h07

 

“As empresas estão sendo cobradas cada vez mais de terem negócios éticos. O ‘Business Ethics’ é uma tendência atual que terá continuidade. São negócios baseados em princípios e com transformação cultural”, destacou Raquel Henriques, gestora de Recursos Humanos da Jaguar Land Rover, em palestra proferida nesta sexta-feira (25), no Sistema FIERN Experience, evento interativo realizado no HUB de Inovação e Tecnologia do SENAI, em Natal/RN.

 

Segundo a palestrante, a indústria automotiva Jaguar Land Rover, que tem duas marcas de luxo distintas e modernas, estão reimaginando o futuro do luxo atual por meio do design e de duas marcas britânicas distintas.

 

“Nossa fábrica no Brasil é pequena, tem cerca de 400 empregados. Mas nosso propósito mundial é ‘Viver o excepcional com a alma’.  Somos orgulhosos criadores do luxo moderno. E trabalhamos continuamente o desenvolvimento das pessoas”, destaca.

 

Raquel traça quadros de como a empresa age diante das transformações e exigências do mundo atual. Ela destaca as ações da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da empresa, a preocupação com a segurança no trabalho, pesquisa de clima organizacional, diversidade e inclusão; treinamento e capacitação, além de como trabalham o engajamento dos empregados.

 

“Se não faz sentido, não me faz sentir. Se não faz sentido, não me conecta. O CNPJ é só um número, quem faz as coisas acontecerem são as pessoas”, reforça a gerente de RH da Jaguar Land Rover.

 

Durante a palestra, Henriques trata de ESG nas organizações, diversidade, equidade e inclusão.

 

“Vivemos em um novo mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível”, ressalta. Sobre inclusão, ela destaca que o segmento automotivo é um dos segmentos mais machistas que tem no mundo. “Fomos a primeira empresa do segmento a contratar pessoas trans”, completa.

 

“Em nosso quadro funcional temos 56% de millenniuns e 96% dos nossos empregados consideram que somos empregadores inclusivos. Todos nós queremos ser respeitados por nossas escolhas. Respeitadas as pessoas trazem o seu melhor para o ambiente de trabalho”, conclui Raquel.

 

A Jaguar Land Rover apoia projetos ambientais de proteção do planeta como o ‘Projeto Onçafari’, trabalha também o local das fábricas com proteção permanente da região, além do reuso da água.

 

 

Texto e fotos: Jô Lopes

Edição: Sara Vasconcelos

#FIERN #SESI #SENAI #IEL