Reunião da Diretoria da FIERN destaca projetos para impulsionar desenvolvimento industrial
29/02/2024 20h14
Os principais projetos e iniciativas que estão em desenvolvimento para a consolidação do Projeto “RN, Estado de Oportunidades” foram apresentados na reunião de Diretoria da FIERN nesta quinta-feira (29.02). Tratam-se de 15 ações com capacidade de impulsionar o desenvolvimento industrial no Estado definidas com a participação da diretoria da Federação e das lideranças dos sindicatos filiados. A reunião marcou também as comemorações dos 71 anos da FIERN, completados oficialmente no dia 27 de fevereiro.
“Tivemos uma reunião informativa durante a qual houve um reforço das discussões para construirmos os projetos que podem impulsionar o Desenvolvimento Industrial. Isso com a apresentação do que já foi definido em termos de ações que serão implementadas por nossos executivos”, afirmou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz. Ele disse também que haverá um trabalho de motivação para que os presidentes dos Sindicatos filiados à Federação das Indústrias continuem integrados a esses programas.
O Projeto “RN, Estado de Oportunidade” tem iniciativas no sentido de articular uma política industrial com a proposta de uma minuta de um projeto de lei, a atualização da lei ambiental e a defesa da instalação de gasoduto Mossoró- Areia Branca. Além disso, há iniciativas para que sejam instalados os Polos Boneleiro, em Serra Negra; Pesqueiro, em Areia Branca; de Confecções, em Acari; e Moveleiro, em Natal. Outros programas que estão no projeto são o Selo Cidade Indústria e Conexão Mineral. As medidas incluem o acompanhamento das parcerias público-privada no Estado e municípios; além de prioridades para logísticas nas rodovias; retomada da cabotagem e acompanhamento do Projeto Zurich.
Meritocracia
Durante a reunião, a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias, apresentou o detalhamento sobre os critérios de pontuação dos Sindicatos no projeto de Meritocracia e da assessoria dos Executivos da FIERN disponíveis para que essas entidades desenvolvam seus projetos, ampliem suas base e serviços junto aos setores industriais que representam.
A responsável técnica na Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Kesiane Santana, informou sobre a nova edição do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). Desenvolvido em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, o programa aprovou 10 projetos no Rio Grande do Norte, que deverão receber R$ 1,3 milhão até 2026.
A assessora de Comunicação, Juliska Azevedo, fez uma apresentação sobre os serviços do setor e os resultados do quadrimestre, incluindo números da presença da FIERN na imprensa e das coberturas de reuniões, eventos, projetos e iniciativas que foram notícia de outubro a fevereiro . Ao longo desses quatro meses, as ações do Sistema FIERN foram assunto de mais de 1.250 matérias e postagens na imprensa local e nacional, em diversos veículos de comunicação. A assessora também confirmou a realização do 11º Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN em 2024.
O diretor geral do SENAI Nacional, Gustavo Leal, participou da reunião da Diretoria da FIERN; ao lado do vice-presidente da CNI, Amaro Sales, do vice-presidente da Federação das Indústrias, Francisco Vilmar Pereira; do diretor 1º secretário, Heyder Dantas, e do diretor de Inovação, Djalma Barbosa da Cunha Júnior. Os demais diretores da FIERN e presidentes de Sindicatos também participaram da reunião.