
As principais realizações do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) ao longo de 2025 foram apresentadas, nesta quarta-feira (17), no almoço de confraternização da diretoria e associados. O sindicato registrou 154 ações no projeto de Meritocracia Sindical em 2025, o que representa um crescimento de 102% em comparação com o ano passado.
O presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Roberto Serquiz, participou do encontro e ressaltou a importância da panificação no cenário industrial. “A indústria de transformação é o segmento para o qual o mundo volta os olhos. A panificação faz parte disso e move uma grande parte da economia e da empregabilidade, com uma capilaridade que chega a todos os municípios do estado e atende as pessoas dia a dia.”
“O sindicato é fundamental para fortalecer isso. Com um olhar conjunto e associativista, os industriais se reúnem para defender causas comuns e se fortalecerem a partir da superação de desafios, que também são compartilhados”, destacou Serquiz.

O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, ressaltou o trabalho intenso pelo fortalecimento do setor e das empresas associadas. “Tivemos um ano de muitas realizações, com grandes e importantes ações para o setor”, disse.
A atuação do sindicato resultou na chegada de 12 novos associados e na conquista do Mérito Sindical, honraria concedida aos sindicatos que se destacaram no projeto de Meritocracia Sindical. “Esse crescimento, bem como o reconhecimento disso representa o trabalho conjunto, a confiança de todos os associados no nosso trabalho, para avançarmos com as ações e iniciativas”, destacou Ivanaldo.

A consultora de Gestão do SINDIPAN-RN, Deborah Sayonara, e a executiva do sindicato, Nara Raquel, apresentaram uma retrospectiva das ações e projetos do sindicato. O ano contou com eventos, reuniões, capacitações e parcerias realizados para promover e fortalecer a panificação potiguar.
Entre os pontos de destaque, a realização do Congresso Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a Festa do Panificador, bem como a efetivação do Panificação em Foco e do InovaPan, iniciativas voltadas para a capacitação e qualificação da mão de obra da indústria panificadora.