SESI Escola Macau realiza formatura da primeira turma do Ensino Médio da unidade

19/12/2025   17h12

 

Em cerimônia que reuniu pais, alunos, professores e gestores, a SESI Escola Macau realizou, na última segunda-feira (15), a formatura da primeira turma de concluintes do Ensino Médio da unidade, marcando um momento histórico para a instituição e para a educação no município. Ao todo, 24 alunos concluíram a 3ª série do Ensino Médio, sendo o estudante Dejalison Sammarone o orador da turma. 

 

Durante a solenidade, a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, destacou o impacto da formação oferecida pela escola na trajetória dos estudantes e no desenvolvimento do estado. “Acredito que não há, na cidade de Macau, nesta noite, nenhum acontecimento tão importante quanto este. São escolas muito especiais para nós, porque acreditamos no impacto de transformar a vida das pessoas que também vão impactar a produtividade da indústria do Rio Grande do Norte. É para o resto da vida o que vocês conquistaram aqui”, afirmou.

 

A formatura simboliza a consolidação de um projeto educacional iniciado com a implantação do Ensino Médio na unidade, alinhado à proposta da Rede SESI de promover uma formação integral. Para a gerente da SESI Escola de Macau, Aldécia Cortês, acompanhar o percurso da primeira turma foi um processo de crescimento coletivo. “Foi muito rico participar desse processo de amadurecimento dos nossos estudantes, onde eles cresceram de forma integral e significativa, enquanto alunos e sujeitos”, destacou.

 

 

Segundo a gestora, a conclusão da primeira turma reforça o papel da SESI Escola Macau junto à comunidade e ao mercado de trabalho, “tendo em vista que não certificamos apenas alunos na educação básica, mas também para a formação técnica profissional em Desenvolvimento de Sistemas”, afirmou.

 

Atualmente, a SESI Escola Macau, oferece o Ensino Fundamental, desde os Anos Inicias ate os Finais e o Ensino Médio, desenvolvido em parceria com o SENAI-RN. O modelo integra a formação básica, ofertada pelo SESI, com a educação técnica profissional conduzida pelo SENAI, de forma concomitante, ampliando as possibilidades de inserção dos jovens no mundo do trabalho.

 

A coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, ressaltou os resultados alcançados pelos estudantes. “São alunos que só nos trouxeram alegrias e temos certeza de que irão conquistar o mercado de trabalho em breve e alcançar ótimos resultados no ENEM”, afirmou. As unidades da SESI Escola em Macau, Mossoró e São Gonçalo do Amarante certificaram, juntas, 320 concluintes do Ensino Médio.

 

Em visita recente à unidade, o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, também enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe escolar. “O mais importante é que os estudantes que entram aqui saiam melhores, com a educação de qualidade que a escola oferece”, disse, ao destacar a atuação de professores, pedagogos e do corpo técnico.

 

A proposta pedagógica da SESI Escola Macau é baseada em metodologias inovadoras, com foco na abordagem STEAM — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — e na interdisciplinaridade, estimulando o protagonismo dos estudantes e a busca por soluções para problemas reais. A escola também utiliza a robótica educacional como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

 

Fotos: Shirley Queiroz