
O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte realizou, nesta quinta-feira (26), o segundo encontro de planejamento estratégico voltado à construção de um plano de ação participativo para o fortalecimento da economia do mar no estado. A reunião ocorreu no auditório do Sebrae-RN e contou com a participação do presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz.
O encontro reuniu cerca de 70 participantes, entre representantes de bancos, agências de fomento, entidades de defesa do setor produtivo, academia, governos municipal e estadual, além de integrantes da sociedade civil organizada. A iniciativa foi conduzida em parceria com o Sebrae-RN, que tem incorporado o tema economia do mar como uma das diretrizes estratégicas do seu planejamento nacional.
Durante a abertura, Roberto Serquiz destacou a necessidade de planejamento estruturado para transformar a vocação natural do estado em resultados concretos. “O Rio Grande do Norte sempre foi voltado para o mar. A própria geografia do estado revela essa vocação, mas não existe vocação sem planejamento. O RN reúne condições naturais estratégicas: pesca, turismo, posição geográfica privilegiada no Atlântico e diversas outras atividades ligadas ao setor. Precisamos reunir esforços para definir prioridades, objetivos e metas, a fim de estruturar essa estratégia de desenvolvimento”, afirmou.
O presidente do Cluster, Djalma Júnior, ressaltou o desafio de consolidar o protagonismo do setor.“Temos um grande desafio e precisamos ser protagonistas. Nada melhor do que escutar todos os atores envolvidos nesse processo para avançar de forma consistente”, disse. De acordo com ele, o encontro encerra um ciclo e inicia-se, então, um trabalho ainda mais intenso com os grupos de trabalho. “É uma atuação voluntária, mas desafiadora, considerando que a Economia do Mar é ampla e diversificada”, pontuou.
De acordo com o secretário executivo do Cluster, Daniel Lana, o objetivo é consolidar um documento estruturado a partir das contribuições coletadas.“Estamos ouvindo diversos participantes para consolidar um documento que será entregue ao Cluster, permitindo a articulação junto às entidades de defesa do setor produtivo. Esse trabalho é capitaneado pelo Cluster, com o apoio da Federação e do Sebrae”, explicou.
Durante a programação, os participantes foram divididos em eixos temáticos organizados por áreas estratégicas, como sal, energias, governança e turismo, entre outros segmentos ligados à economia do mar. A proposta foi promover discussões técnicas e colaborativas, com foco na identificação de desafios, oportunidades e diretrizes prioritárias para o desenvolvimento do setor no Rio Grande do Norte.
A expectativa é que o plano de ação resultante sirva como instrumento orientador para políticas públicas, atração de investimentos e fortalecimento da cadeia produtiva marítima e costeira potiguar.
Também participou do encontro, o presidente do SINECIM-RM e da Comissão Temática de Meio Ambiente da FIERN, Marcelo Rosado.
Sobre o Cluster Tecnológico Naval
O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (CTN-RN) é uma associação civil sem fins lucrativos criada para impulsionar a geração de negócios relacionados à Economia do Mar no estado.
A entidade foi fundada por seis instituições de interesses complementares: a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, a Intermarítima Portos e Logística S.A., o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), a Empresa Gerencial de Projetos Navais, a Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil e a Brava Energia.