Alunas conhecem iniciativas em energias renováveis da indústria potiguar SterBom

11/11/2022   16h44

Sessenta e três alunas de escolas públicas do Rio Grande do Norte participaram do “Meninas em Ação”, uma iniciativa que promove diversidade, equidade e, ao mesmo tempo, conhecimentos sobre energias renováveis. Dentro da programação, elas visitaram a indústria potiguar SterBom, uma das empresas do estado que têm investido cada vez mais na geração de energia a partir de módulos fotovoltaicos.

O Meninas em Ação faz parte da Ação Coletiva Interligadas, lançada este ano no Brasil e realizada, de forma piloto no país, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN. O Interligadas é uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol), em conjunto com o Projeto Profissionais do Futuro – desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência alemã GIZ.

Durante a visita à unidade que produz sorvetes e gelo da indústria SterBom, em Macaíba, as alunas puderam conhecer a história e atuação da empresa, que leva seus produtos para todo Nordeste e parte das demais regiões do país, com um moderno parque industrial, investindo em qualidade e tecnologia avançada a cada ano.

O industrial Antônio Leite Jales, fundador e presidente da SterBom, recebeu as alunas na visita à fábrica e as motivou a seguirem seus sonhos. “Fico muito feliz com a visita e quero deixar o recado que vocês podem ser o que vocês quiserem. Com trabalho e dedicação, vocês podem chegar onde sonham”, disse.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio no Instituto Padre Miguelino, Mislaynny Alice Matias Nunes comenta que a visita a inspirou a pensar em trabalhar na área de energias renováveis. “Eu conhecia um pouco sobre as energias renováveis, mas hoje eu vi melhor e de forma prática essa área. Nunca tinha passado pela minha cabeça trabalhar com isso, mas foi muito importante participar do Meninas em Ação porque abriu a minha mente para essa possibilidade”, conta.

Alunas da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Tessa Melo, de 13 anos, e Eloá Queiroz, de 12, também participaram do Meninas em Ação. “Foi inspirador. Eu tive os primeiros contatos com energias renováveis através da escola, nas atividades de robótica. Ver essas mulheres contarem suas histórias e conhecer ainda mais sobre a área foi muito importante para mim, porque penso em atuar com tecnologia e é um setor muito promissor”, afirma Tessa.

Já Eloá conta que “foi um momento muito importante conhecer mulheres que trabalham na área. Eu quero ser médica, mas sei que, no futuro, a tecnologia e a medicina vão estar ainda mais próximas, então foi um momento que me inspirou muito”.

Crescimento

A SterBom foi pioneira na geração de energia solar no país. Em 2014, deu um grande passo ao instalar a primeira usina solar privada do Brasil, que gerava 0,5 MW por mês, representando uma redução significativa dos custos com energia

Na visita, o engenheiro elétrico Menrenx Oliveira, responsável pelos projetos em energias renováveis da SterBom, detalhou a história e os planos futuros da empresa na geração de energia solar. “Em 2019, ampliamos a primeira planta, na fábrica de gelo e sorvetes, onde temos 1.002 placas, mas também expandimos esse sistema para outras unidades da SterBom, como a fábrica de polpa de frutas e a fábrica de água em Assú”, explica o engenheiro.

Entre 2020 e 2021, a SterBom mudou radicalmente o modelo energético da empresa. Além da produção própria de energia solar, aderiu ao mercado livre de energia. “Enquanto um grande cliente do setor energético, podemos optar pelo fornecedor de energia elétrica, então fechamos um contrato com uma empresa de São Paulo para esse fornecimento”, acrescenta Oliveira.

Atualmente, a SterBom gera cerca de 1,5 MW. Todas as mudanças no modelo energético da empresa permitiram a economia de cerca de 60% dos custos com energia elétrica por mês.

“Essa redução permite que a empresa invista os recursos economizados em outras áreas, como o aprimoramento de maquinários e a qualificação dos recursos humanos, com promoção de cursos. Em todas as unidades da SterBom temos obras para ampliar a capacidade de produção. É uma empresa que não para de crescer”, destaca Oliveira.

Próximos passos

Renomada pela produção de sorvetes, casquinhas, coberturas, água e gelo mineral e polpa de fruta, a SterBom pretende ampliar sua atuação e colaborar para o desenvolvimento do estado fornecendo energia limpa para outras indústrias.

“Além de toda a produção atual, vamos passar a vender energia. Nosso próximo passo é aumentar a produção de energia para nos tornarmos autossuficientes, para que possamos não mais contratar esse recurso, além de poder fornecer para outras indústrias. Isso, com certeza, vai colaborar com o desenvolvimento do nosso estado”, finaliza o engenheiro da SterBom.