Os alunos da 2ª série da SESI Escola São Gonçalo do Amarante desenvolveram um projeto voltado para o aprendizado de línguas, utilizando jogos educativos focados no uso de conectores. A iniciativa permite que os estudantes criem atividades lúdicas para ensinar seus colegas, incentivando a aprendizagem colaborativa e interativa.
De acordo com a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, ao criar e apresentar os jogos, “os estudantes reforçam o conteúdo aprendido, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de comunicação, trabalho em equipe e criatividade”.
Os jogos elaborados incluem formatos como jogos de tabuleiro, cartas educativas, quizzes interativos e desafios em grupo, todos voltados para ajudar a fixar o uso correto dos conectores.
Segundo a professora Artuane Baracho, que coordenou o projeto, o processo de criação dos jogos estimula os alunos a aplicarem os conectores de forma prática, além de torná-los protagonistas do próprio aprendizado. “Eles se envolvem mais ativamente e tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e divertido”, afirma a professora.
A aluna Nicoly Moura, da 2ª série A do turno vespertino, também destacou o aspecto lúdico do projeto. “Foi uma forma divertida e dinâmica de aprender os conteúdos.”
Os connectors, que também são conhecidos como linking words, são, no português, conjunções, ou seja, palavras que possuem a função de ligar duas frases, garantindo coerência e coesão às sentenças.