Alunos da SESI Escola SGA são destaque na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil

24/11/2022   12h56

 

Treze alunos da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante foram medalhistas na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) e outros 24 receberam menção honrosa. A competição foi realizada em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, pelo governo federal, ministérios da Educação, da Ciência de Tecnologia e algumas universidades, entre elas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Na categoria Júnior, três alunos receberam a medalha de bronze e dois receberam menção honrosa pela participação, todos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Na categoria Sênior, foram dez alunos com medalhas de prata e bronze e vinte e dois com menção honrosa, distribuídos na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

 

De acordo com o professor Wendell Souza, da disciplina de História, a competição foi dividida em duas categorias. “Na categoria Júnior, participaram alunos entre 11 e 14 anos e, na categoria Sênior, alunos entre 15 e 18 anos. A competição foi dividida em 4 fases. As duas primeiras foram online e a terceira e quarta, presenciais, realizada nas escolas, inclusive nossa escola foi polo realizador”.

 

O professor enfatiza que a participação dos alunos em competições visa estimular o interesse dos alunos pela história do Brasil e tornar mais significativa a aprendizagem histórica. “Todos os alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante foram inscritos na competição. Os resultados alcançados demonstram o crescente interesse dos alunos pela sua própria história e, também, na participação de competições deste nível, enriquecendo as experiências escolar”, diz

 

Além disso, para ele, a importância da escola participar desse tipo de competição é também de aproximar os conteúdos escolares a atividades mais dinâmicas, mais flexíveis, e que gere um senso de pertencimento à comunidade nacional. “Isso porque eles disputam com alunos de vários outros estados, como Tocantins, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul. É uma prova nacional”, reforça.

 

Os alunos da SESI Escola participam de várias olimpíadas. Wendell lembra que eles participaram recentemente também da Olimpíada da História do Brasil.

 

“A participação dos alunos em eventos desse tipo é uma forma que encontramos de complementar as nossas metodologias, para que sejam ativas, onde eles têm que ler, interpretar, pesquisar, discutir, debater, refletir, e responder questões objetivas, dissertativas, fazer projetos, executar esses projetos, e fazer relatos sobre essas atividades”, conclui.