Alunos da SESI Escola unem música e civismo no desfile de 7 de setembro

9/09/2024   12h58

Foto: Canindé Soares

 

Setenta e cinco alunos da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante combinaram o interesse pela música com a participação cívica ao desfilarem, no sábado, 7 de setembro, em Natal, durante a programação oficial em comemoração à Independência do Brasil. Eles marcharam ao ritmo marcial da fanfarra da escola, no trecho do desfile em Petrópolis, que começou na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao cruzamento com a Deodoro, e seguiu até a Rua Apodi, passando pelo palco das autoridades na Praça Pedro Velho.

 

“É muito positiva a participação dos alunos nessas atividades. Eles ficam empenhados, interessados, se empolgam. Isso motiva e outros também se interessam. A música é importante na construção e formação do jovem, do ser humano”, afirma o maestro Eugénio Graça. “Isso contribui na educação. E para entrar, precisam ter performance na escola. Então, ajuda no desenvolvimento escolar”, acrescenta o maestro, que ensaiou e regeu os estudantes que tocaram na fanfarra ao longo do desfile.

 

 

Ele destacou que esses alunos também se interessam por outros instrumentos, como flauta doce e violino, além do coral. “Ficam bastante motivados com o evento [do 7 de setembro] e gostam da música em outros momentos”, comentou.

 

Para a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, a participação dos jovens da Escola do SESI no desfile de Natal resgata uma cultura de civismo e interesse por atividades que contribuem para uma formação integral e cidadã dos estudantes. “A presença do SESI Escola de Natal no desfile surgiu de um convite há alguns anos e, desde então, temos participado a cada edição desta programação”, lembrou.

 

 

“É sempre um privilégio trazer a Escola, fazer com que os meninos resgatem essa cultura cívica e da fanfarra, fazer com que os estudantes participem. Os pais também estiveram presentes. E tudo isso significa uma representação de uma instituição do Sistema Indústria”, acrescentou a gerente de Educação do SESI.

 

O diretor da Escola do SESI, Anderson Vieira, reforçou que a instituição tem atuação voltada à formação cidadã dos seus alunos. “Hoje, eles participam de oficinas musicais. Então, incentivamos a prática da arte, da música, da literatura. E, aliado a isso, tem o desejo de estarem neste ato cívico-militar”, ressaltou.

 

 

Ele afirmou que esta foi a quarta participação da Escola do SESI no 7 de Setembro, com uma presença crescente de estudantes. Na primeira edição, foram 15 alunos e, neste ano, chegou a 75, devido ao crescente interesse dos estudantes.

 

Uma das alunas do SESI Escola que desfilou, Anne Letícia, estava empolgada com a participação e com o aprendizado musical. “Entrei neste ano, está sendo muito legal a experiência de tocar os pratos”, comentou.

 

Ao longo do percurso, o desfile foi assistido por adultos e crianças. Além dos alunos da SESI Escola, 1.600 estudantes de diferentes colégios públicos estaduais, municipais e particulares também desfilaram.

 

 

A Aeronáutica do Brasil comandou a programação deste ano, que tradicionalmente ocorre nas proximidades da Praça Pedro Velho, conhecida como Praça Cívica. Entre as Forças Armadas, desfilaram 2.130 militares.

 

Texto: Aldemar Freire

Foto: Canindé Soares e Aldemar Freire