Ao apresentar pesquisa, presidente da FIERN destaca que potiguares acreditam na capacidade de construir o próprio futuro

27/05/2022   14h56

 

A maioria dos potiguares acredita que é responsável por construir o próprio futuro, independente de governos ou outras instituições e pessoas. Essa foi uma das conclusões da Pesquisa MAIS RN/Conectar, que o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou na reunião da diretoria da Federação das Indústrias do RN, nesta sexta-feira (27), encerrando a programação da Semana da Indústria. O relatório da sondagem foi detalhado, na ocasião, pelo diretor da Conectar, Maurício Garcia, e pelo coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho.

 

A resposta de que o futuro melhor dependerá das próprias iniciativas foi dada por 51% dos entrevistados. “O percentual é mais expressivo desses que afirmaram confiar no próprio esforço. Isso anima bastante o setor industrial, porque demonstra ânimo do potiguar e capacidade de superação”, disse Amaro Sales. Ele citou também como um indicador relevante da sondagem que a maioria tenha o desejo de conquistar a casa própria, uma vez que a construção civil movimenta diversos setores industriais (veja aqui o relatório da pesquisa).

 

“O potiguar revela que é otimista, alegre, grato, esperançoso e confia no futuro do Estado”, afirmou José Bezerra Marinho, ao comentar os percentuais da sondagem. Ele disse que a pesquisa foi a primeira no Rio Grande do Norte que buscou identificar “a esperança social da população”.

 

Os diretores da FIERN repercutiram os percentuais apresentados durante a reunião e elogiaram a iniciativa de fazer o levantamento sobre a opinião do potiguar a respeito de temas relacionados a comportamento, sentimento em relação ao Estado e perspectiva para o próximo ano.

 

O diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, comentou que é importante um estudo detalhado com os dados estratificados da sondagem. “Um dos aspectos que podem ser observados neste primeiro momento, são os questionários sobre educação, que revelam uma valorização da academia, uma vez que as pessoas reconhecem nos cursos universitários um meio de valorização profissional e um caminho para facilitar a busca pelo emprego”, disse. Roberto Serquiz se referiu ao dado da pesquisa segundo o qual 87% responderam que cursar uma faculdade é muito importante (49%) ou importante (38%) para obtenção de um emprego.

 

Diretor vice-presidente, Sílvio Bezerra, também apontou que os números são relevantes e considerou “preocupante” 49% tenham respondido ser a melhor opção profissional para um recém-formado “fazer concurso público”. “É importante fazer um trabalho para levar a cultura do empreendedorismo para as escolas”, disse.  Diretor do Mais RN, Marcelo Rosado, avaliou que as escolhas das questões aplicadas na sondagem foram precisas e oportunas para identificar a tendência da opinião do norte-rio-grandense.