Artigo do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales: Convite ao voto

8/10/2018   08h51

Amaro Sales de Araújo – Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI

 

 

Na última reunião da Diretoria da FIERN foi apresentada e aprovada a campanha “Seu voto é importante”, sobre a conscientização do voto nestas eleições. Veiculada em nossas redes sociais, a campanha alerta para a importância do voto consciente e responsável e chama a atenção para que os eleitores assumam o papel de protagonistas na escolha dos próximos governantes e legisladores, em âmbito nacional e estadual.

 

O voto é a maior arma que temos no exercício da democracia. É nele que o eleitor pode se manifestar e decidir o futuro do país. No Rio Grande do Norte, 2.373.619 eleitores estão aptos a irem às urnas para eleger o governador e representantes à Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Senado.

 

O direito ao voto no Brasil representa uma grande conquista, que precisa ser continuamente valorizada. Os brasileiros lutaram muito para conquistar este direito. O voto é a forma pela qual todo cidadão pode escolher quem o representará na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público, para melhoria do país, dos estados e dos municípios. Por isso, é necessário que os cidadãos estejam cientes de que a escolha exercida nas eleições influencia a vida de todos.

 

Estas eleições determinarão o futuro do país e dos estados para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo responsável e com seriedade. Escolhas mal feitas geram consequências sérias à Democracia.

 

A troca de ideias e a possibilidade de ouvir opiniões diferentes sobre os caminhos para mudar a política brasileira é primordial para um voto consciente. Ao promovermos a discussão saudável acerca da política, estamos exercendo nossa cidadania e nos responsabilizando diretamente com o futuro do país.

 

Daí ser absolutamente necessário conhecer o passado, as ideias e valores dos candidatos. É crucial escolher pessoas preparadas para administrar e fazer leis em benefício de toda a população e jamais em proveito próprio, de amigos ou familiares. É importante também que o eleitor procure se informar a respeito das propostas do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará, se for eleito.

 

É preciso não se alienar da vida política, despertar o interesse pelos problemas do país. Os que dizem que “não gostam” de política – por mais justificados que sejam seus motivos – e os “indiferentes” à política são aqueles indiferentes aos seus próprios interesses. Abster-se do processo eleitoral diminui a legitimidade para criticar depois.

 

O voto como instrumento do direito/dever da cidadania, somente se reveste de valor pleno, quando exercido com consciência cívica, sem visão ou intuito patrimonialista, do contrário, ele compromete a cidadania. Votar sem reflexão prévia e sem cuidado pode custar caro para o futuro, pois será necessário esperar mais quatro anos por outra oportunidade de trocar o representante.

 

O cenário político-eleitoral preocupa em várias partes do mundo. Há fundada preocupação quanto aos rumos da Democracia. No entanto, não devemos esquecer as palavras proferidas pelo estadista inglês Winston Churchill, na Câmara dos Comuns, em 11 de novembro de 1947: “A democracia é a pior forma de governo, à exceção de todos os outros já experimentados ao longo da história.” Vamos às urnas!

 

 

Artigo publicado no jornal Tribuna do Norte na edição do dia 07/10/2018.