Artigo FIERN – Avançar unidos, por Roberto Serquiz

29/08/2022   11h03

Roberto Serquiz, diretor primeiro tesoureiro da FIERN

O Rio Grande do Norte é um bom desafio para todos nós! E todos nós podemos fazer alguma coisa por nosso Estado. E quanto mais unidos estivermos, em torno de uma pauta comum, melhor será a nossa contribuição!

A indústria, sem qualquer dúvida, é um dos elos mais importantes na teia social do Rio Grande do Norte. Não apenas pelos empregos que gera, pelas cadeias produtivas que consolida ou pela inovação de processos e produtos que introduz no ambiente econômico, mas pela colaboração que presta à afirmação da identidade do sentimento potiguar. Somos produtos potiguares!

O setor industrial no Brasil, por sua vez, tem representações em três níveis. Os Sindicatos, as Federações e a Confederação Nacional. No Rio Grande do Norte, são 30 Sindicatos que representam honrosamente diversos segmentos industriais. Os Sindicatos integram a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) que, por sua vez, é membro da Confederação Nacional da Indústria. Juntos formam o Sistema Indústria.

É muito legítimo que, em cada nível, ocorram disputas por cargos de representação. Vivemos a liberdade em um ambiente democrático onde os embates respeitosos podem ocorrer e, quando bem conduzidos, até melhoram os resultados das próprias instituições. Mas, também há uma necessidade de convergência de ideias e esforços para pautas comuns onde, respeitadas eventuais diferenças, as pessoas se unem – com responsabilidade – para trabalharem em torno de projetos que, executados, repercutam positivamente em favor de segmentos e da sociedade. Existe grandeza – de todos as partes – no gesto da aliança que se firma com os melhores propósitos!

Neste sentido, os empreendedores da indústria, por seus líderes construíram o consenso, para juntos participarmos das próximas eleições para a diretoria da FIERN. Desejamos, em síntese, os mesmos resultados e, para tanto, vamos construir um cronograma de trabalho que nos ajude a manter o que está caminhando certo, a melhorar o que pode ser melhorado e a ampliar ações diante dos novos desafios que, cada vez mais, surgem diante dos empreendedores e de suas instituições representativas.

Por outro lado, internamente, a exemplo do que já fizemos quando fundamos o Sindicato da Reciclagem (SINDRECICLA), almejamos iniciar a discussão em torno de mudanças estatutárias, como o mandato único sem reeleição, tese que, como cidadão, defendo que também fosse aplicada ao Poder Público Executivo (Prefeito, Governador, Presidente da República).

No contexto geral, considerando o vigoroso trabalho de planejamento do Mais RN, vamos atuar, conjuntamente com outros líderes empresariais e diversas instituições, para que, com a contínua contribuição da indústria, o Rio Grande do Norte alcance – de forma mais ágil – busque um melhor nível de desenvolvimento econômico sustentável.

E, de fato, unidos, somos mais fortes para avançar!

*Por Roberto Serquiz, industrial, Diretor Primeiro Tesoureiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte –  FIERN.  Artigo publicado no Jornal Agora RN, em 27 de agosto de 2022.