Artigo – Precisamos de união

13/05/2019   14h56

Em artigo publicado no jornal O Popular, o presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira, defende que é preciso esforço conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições e sociedade para que o Brasil avance.

Precisamos de união

O Brasil tem potencial para se posicionar como uma das maiores e melhores nações para se viver e produzir. Países desenvolvidos também passaram por crises, guerras e catástrofes, mas souberam se reerguer e progrediram por meio de reformas adequadas e abrangentes. O grande diferencial foi a velocidade de reação e a coragem.

Crises geram oportunidades. Por isso, é necessário que tenhamos desprendimento, ousadia e quebra de paradigmas; deixando de lado vaidades, antagonismos, e rivalidades políticas e ideológicas. Temos grandes desafios para superar e um longo caminho a percorrer.

Nenhum governo desenvolve governança sem diálogo com os demais poderes e sem atendimento às demandas da sociedade.

Precisamos de ações concretas, planejamento e envolvimento de toda sociedade em prol de dias melhores. Devemos olhar para a frente, ter o ideal de um país próspero e respeitado, que chame a atenção do mundo como um lugar favorável para se investir e viver.

É indispensável acrescentar que o papel da gestão pública é crucial para dar equilíbrio ao cenário macroeconômico. Nesse sentido, devemos perseguir, com determinação, as reformas estruturais institucionais, capazes de impulsionar os níveis de competitividade, como as reformas previdenciária, política, tributária e administrativa. Além disso, é preciso um programa de eficiência e choque de gestão que corrija os erros acumulados ao longo de anos.

Nossa autoestima e nosso sentimento de nacionalismo precisam ser resgatados. Não podemos perder tempo e oportunidade de fazer algo a mais para o Brasil. Temos a responsabilidade de trabalhar e deixar um país melhor para as próximas gerações.

Um país forte se faz com produtividade, competitividade e produção de riquezas, conhecimento, inovação, e segurança jurídica para se investir, gerar emprego, renda e uma melhor qualidade de vida para todos.

Produtividade e geração de riquezas se obtêm por meio do trabalho, algo imprescindível neste momento. Investimento em educação, principalmente a profissional, é uma necessidade para qualificar e inserir a população no mercado de trabalho.

Estamos no mesmo barco e não chegaremos a lugar algum com amarras, burocracia e entraves. Precisamos eliminar conflitos e intensificar a união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as instituições e a sociedade organizada, algo vital para que o Brasil encontre o seu rumo para o desenvolvimento.

Façamos a nossa parte, continuando a trabalhar com determinação, sem jamais nos acomodar, na certeza de que sempre podemos fazer mais e melhor do que já realizamos.

Paulo Afonso Ferreira é presidente em exercício da CNI.
O artigo foi publicado neste sábado (11) no jornal O Popular.