Artigo do presidente da FIERN, Amaro Sales: “Semana da Indústria de 2018”

20/05/2018   07h00

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI

Deveríamos comemorar muito mais o dia da indústria, que ocorre a cada dia 25 de maio. Faltam razões para celebrações mais fortes. O ambiente deveria ser mais próspero, destravado e de valorização ao empreendedorismo. Mesmo assim, não podemos desanimar. A Semana da Indústria, senão para grandes comemorações, evidencia a importância do segmento industrial de modo mais articulado, realizando eventos, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas empresas, pelas organizações que as representam e, também, pelo SESI, SENAI e IEL, casas de qualidade que integram o Sistema Indústria.

É uma oportunidade que também utilizamos para, de fato, levarmos adiante um grito – com maior ênfase – a favor da produção, do emprego formal, da circulação de renda, enfim, do ciclo virtuoso da economia, cuja participação da indústria é sempre significativa, apesar de já termos tido maior expressão no PIB nacional (hoje, aproximadamente, em 22%).

Para mantermos nossas atividades e construirmos caminhos de crescimento não é preciso muito. Precisamos dispensar esforços para que o Brasil vença a burocratização que aumenta custos e exige um tempo superior ao razoável. Também é devido aos empreendedores de todos os segmentos a oferta de crédito mais barato, desembaraçado e soluções efetivas que tornem a carga tributária suportável.

Recolher impostos e pagar taxas é nosso dever. Não é possível, todavia, impormos às empresas taxas e obrigações que o próprio negócio não consegue suportar. Precisamos de empresas sustentáveis que gerem empregos mais sólidos que, por sua vez, fazem circular a renda, provocam consumo responsável, enfim, trazem dignidade e qualidade de vida. A construção de um ambiente marcado pela consolidação e ampliação de empregos formais deve ser a grande meta da sociedade e seus governos.

Em relação à programação da Semana da Indústria, considerando a importância do segmento e do empreendedorismo, além de uma exposição do acervo fotográfico, no SESI Solar Bela Vista, outras atividades e eventos serão realizados ao longo dos próximos dias, inclusive, atendimentos e visitas a empresas industriais que, apoiadas nos serviços e produtos do Sistema FIERN, buscam melhores condições de produtividade e, consequentemente, de competitividade. As informações, inclusive, estão sendo disponibilizadas pelo portal eletrônico fiern.org.br e pelas próprias Unidades do SESI/SENAI/IEL. Serão encontros, reuniões, cursos e eventos que fortalecem a indústria potiguar e também demonstram nossa contribuição com a sociedade, notadamente, no campo cultural, tendo em vista a exposição de fotografias já comentada e o II Encontro SESI de Bandas Filarmônicas com a nossa Big Band.

Enfim, a indústria é uma célula viva do ciclo virtuoso da economia que tanto defendemos, geradora de emprego e renda, fomento indiscutível à uma vida melhor para todos. O Sistema FIERN tem dito, até com insistência: a saída da crise econômica é pela produção! Para tanto, o apoio à indústria, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico sustentável deve ser a grande aposta do Brasil.

Publicado na Tribuna do Norte (20.05.2018)