Artigo do presidente do Sistema FIERN: Caminhos do Brasil

24/03/2018   18h00

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente da FIERN e do COMPEM/CNI.

 

O ano eleitoral deve ser bem aproveitado para o debate em torno dos grandes temas que afetam o Brasil e, particularmente, o Rio Grande do Norte.

 

Em relação ao Brasil, considerando que a eleição de 2018 tende a discutir com maior clareza o que seria um programa mais à direita ou a esquerda, o processo eleitoral precisa provocar um grande e sereno debate para que o voto, de fato, seja consciente.

 

Ora, consciente, a rigor, não é a escolha de um ou outro, mas a ciência do eleitor em torno do que defende o candidato e seu grupo. Aliás, é uma espécie de projeção para o mandato, ou seja, a consciência de que, vencendo, o candidato terá tal ou qual postura.

 

Assim sendo, certos de que o debate precisa ter rumo e prumo, o Sistema FIERN abrirá suas portas em diferentes momentos para ouvir os presidenciáveis, assim como, os candidatos ao cargo de Governador do Rio Grande do Norte. Em relação aos presidenciáveis, de qualquer partido ou matriz ideológica, lançamos um formato com roteiro bem definido: Sistema FIERN – Caminhos do Brasil.

 

Queremos conhecer, realmente, como pensam os (pré) candidatos. Para nós é importante que o palestrante não apenas defenda as ideias de seu partido, mas possa sustentar as teses que orientarão seus programas de governo. E, ainda mais, que demonstrem números razoáveis e argumentos factíveis diante dos principais problemas que o País enfrenta.

 

Somente o exercício criterioso do debate provocará o aprofundamento necessário para análise dos temas de interesse da Nação. Não é a paixão movida pelo engajamento partidário ou, muito menos, interesses de grupos e corporações que orientarão um bom debate. Precisamos de razoabilidade e serenidade para que todos falem, sejam ouvidos e avaliados. A democracia, aliás, exige muita disciplina. Ouvir e avaliar deveriam ser etapas obrigatórias no discernimento político e na escolha eleitoral. Lamentavelmente, de lado a lado, a intolerância vem crescendo e os frutos decorrentes não serão bons. O debate precisa ser responsável, criterioso e sereno. Somente assim conseguiremos extrair dos postulantes as melhores ideias e os verdadeiros compromissos.

 

Para inaugurar a série de debates que o Sistema FIERN espera fazer ao longo do ano, na próxima segunda-feira, dia 26 de março, às 10 horas, receberemos o pré-candidato João Amoedo do Partido Novo. As vagas são limitadas em função da capacidade do Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria. O palestrante apresentará as principais ideias de seu partido e, em síntese, as razões que o movem para uma candidatura presidencial. Assim será com todos os demais que desejem o espaço. Encaminhamos, neste sentido, expediente para todos os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Quem desejar o debate, portanto, encontrará no “Sistema FIERN: caminhos para o Brasil” uma boa oportunidade e um mecanismo de apoio a maturidade democrática, conquista nacional que devemos prestigiar sempre!

 

Publicado na Tribuna do Norte (24.03.2018)