BNDES abre linhas de crédito com empréstimos para micro, pequenas e médias empresas e empresários individuais

5/05/2020   16h47

Como iniciativa de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus, o BNDES expandiu a oferta de capital de giro da linha de crédito para micro, pequenas e médias empresas e para empresários individuais, direcionada para negócios com faturamento anual de até R$ 300 milhões até 30 de setembro, com limite de financiamento de até R$ 70 milhões por ano.

O objetivo da instituição financeira é oferecer crédito rápido e flexível para empresas, amortecendo os impactos financeiros da pandemia sobre os empreendedores e contribuindo para a manutenção de empregos no Brasil.

Pelo menos R$ 5 bilhões estarão disponíveis para apoio às MPMEs.  Para solicitar o financiamento, o empresário deve procurar um agente financeiro credenciado do BNDES, que pode ser um banco ou uma agência de fomento.

Na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), o empresário pode esclarecer dúvidas através do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIERN). Os contatos podem ser feitos por e-mail nac-rn@fiern.org.br, ou direto com a gestora do NAC, Maria do Carmo, no Whatsapp (84) 99452-8501.

Confira algumas orientações básicas disponibilizadas pelo banco:

Quem pode solicitar

Micro e pequenas empresas e empresários individuais

Médias empresas com faturamento até R$ 90 milhões

Médias empresas com faturamento acima de R$ 90 milhões e até R$ 300 milhões (somente até 30.09.2020)

Grupos econômicos com faturamento até R$ 300 milhões

O que pode ser financiado

Empréstimo visando à manutenção e/ou à geração de empregos, no limite de R$ 70 milhões por ano, válido até 30.09.2020

Como solicitar

O micro pequeno ou médio empresário pode enviar solicitação pelo Canal MPME. Ou se dirigir à instituição financeira credenciada de sua preferência.

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/SistemaFIERN