O presidente do Conselho Administrativo do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN), Gabriel Calzavara, representou o Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN) na 1ª Oficina de Planejamento e Alinhamento de Parceiros para o Fortalecimento das Grandes Ilhas Oceânicas.
O evento, promovido pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), reuniu representantes de instituições públicas, setor produtivo, comunidade científica e organizações ambientais, entre os dias 25 e 27 de junho, em Itajaí (SC).
Calzavara participou com a apresentação do artigo “Ilhas do Atlântico Sul: Vértices Estratégicos do Futuro Brasileiro”, no qual defende a centralidade das ilhas como Trindade e Martim Vaz, Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo para a projeção geopolítica e o desenvolvimento sustentável do país.
“As grandes ilhas oceânicas são vértices de um triângulo estratégico essencial ao Brasil: soberania, liderança sul-atlântica e sustentabilidade”, afirmou Gabriel Calzavara.
Além de reforçar o papel da indústria na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, Calzavara também defendeu maior investimento em infraestrutura científica e fortalecimento da presença brasileira nesses territórios. “O Atlântico Sul é a chave para um novo ciclo de protagonismo internacional do Brasil. E as ilhas são suas sentinelas”, concluiu.
Durante a oficina, representantes da Marinha, ICMBio, Univali, Oceana, CI-Brasil, setor pesqueiro e da Blue Nature Alliance debateram os principais desafios relacionados à gestão e preservação dessas regiões. O encontro teve como foco mapear gargalos e propor estratégias de investimento, governança e comunicação para a proteção e o uso sustentável das ilhas oceânicas brasileiras.