Cluster Tecnológico Naval do RN realiza reunião de negócios e destaca adesão do governo estadual

25/09/2024   17h33

 

 

As empresas que integram o Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte reuniram-se na tarde desta quarta-feira (25), na Casa da Indústria, sede da FIERN, para a segunda reunião de negócios do grupo. O encontro teve como objetivo promover interações e novas oportunidades entre os associados e os fundadores, no formato B2B – modelo de negócio em que uma empresa vende produtos ou serviços para outra empresa.

 

 

Amaro Sales, presidente do Cluster e vice-presidente da CNI, reforçou o propósito central da iniciativa. “Nosso objetivo é fomentar a geração de negócios. Os associados têm a oportunidade de conversar diretamente e também com os fundadores”, afirma.

 

 

 

 

Ele também anunciou que a governadora Fátima Bezerra aceitou o convite para que o Governo do Estado passe a integrar o Cluster, o que trará mais proximidade entre as empresas e o poder público. O convite foi feito na última segunda-feira (23), durante reunião na Casa da Indústria, com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, diretoria executiva da FIERN, gestores e secretários de Estado.

 

 

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância do encontro para o desenvolvimento de novos negócios, como também da participação do Governo do Estado para o fortalecimento do ambiente de negócios do RN. “A presença do governo no Cluster reforça o compromisso de criar um ambiente propício para o crescimento sustentável do nosso estado”, disse.

 

 

 

 

A programação contou ainda com uma apresentação de Beatriz Castro, da área de supply chain da Brava Energias – resultado da fusão entre 3R Petroleum e Enauta – sobre fornecimento de produtos e serviços para a empresa, detalhando a extensão das operações no Rio Grande do Norte e em outros estados. Além disso, Ayrton Sales, sócio da empresa Strategi, apresentou os serviços de desenvolvimento de sistemas e consultoria oferecidos por sua empresa.

 

 

Ainda no encontro, o secretário-executivo da Associação do Cluster Tecnológico Naval do RN (ACTN-RN), Daniel Lana Penteado, apresentou as duas empresas que recentemente se tornaram membros da iniciativa: CBS Certificadora e Transfrete Natal.

 

 

Participaram da reunião, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; Vilmar Segundo, presidente do SIMETAL-RN e representante da VIPETRO; Gabriel Calzavara, vice-presidente da FIERN e presidente da COOPESBRA; Lucas Souto e Pablo Ruiz, da Thêmata; Alex Alcofarado, da 4 ECOS; Roberto Wagner da WEG; Dalrio Fantini da CBS Certificadora; Wellington Guanabara da Itermarítima; Nelber Chaves da Nelber Chaves Advocacia; Romualdo Marques da Transfrete; Victor Calzavara, da Alfamares; Lessany Nassiff e Patricia Thaiana da Turc.

 

 

Cluster Tecnológico Naval

O Cluster Tecnológico Naval do RN, que atualmente conta com 21 empresas associadas, foi fundado por três empresas privadas (Brava Energias, Emgepron e Intermarítima) e três instituições (FIERN, SENAI e Coopesbra). O foco da associação é fortalecer a economia do mar potiguar, promovendo um ecossistema de negócios entre indústrias, fornecedores de serviços e armadores, com atuação em estados do Nordeste.

 

 

Texto e fotos: Líria Paz