CNI lança novo sistema para emissão de certificado de origem digital

18/05/2020   19h34
O sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países

Em meio à crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou, nesta segunda-feira (18/5), em parceria com 24 Federações das Industriais, seu novo sistema para emissão de certificado de origem digital, o novo COD para exportadores brasileiros. Com identidade visual mais moderna, numa plataforma mais ágil e intuitiva, o sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países.

O novo sistema é a ferramenta mais moderna disponível no mercado brasileiro para a emissão de cinco tipos de certificados para exportação, incluindo o certificado de origem preferencial, que dá acesso aos produtos brasileiros sem o pagamento do imposto de importação em 23 mercados externos.

Com o novo COD, a CNI e as Federações das Indústrias parceiras reforçam o compromisso de oferecer serviços de apoio à internacionalização de empresas brasileiras, sobretudo pequenos negócios, com qualidade e eficiência, assegurando, ao mesmo tempo, sua sustentabilidade financeira.

No primeiro quadrimestre deste ano, a emissão de COD pela CNI mais que dobrou na comparação com o mesmo período de 2019. O salto registrado foi de 116%. Para a confederação, facilitar esse processo é fundamental neste momento de crise, uma vez que o comércio exterior costuma ser o primeiro a instrumento a ajudar um país a sair da recessão.

Além do benefício econômico, no contexto da pandemia de Sars-CoV-2, o COD reduz a circulação de papeis e pessoas que podem se tornar vetores da doença.

A emissão do COD é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI. Presente nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, ela promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades. Em casos específicos, a depender do acordo comercial entre os países, o COD pode garantir a isenção completa das tarifas alfandegárias.

Outras informações:
DDI | Gerência Executiva de Assuntos Internacionais (61) 3317-9495