Comissão de Inovação da FIERN debate Inteligência Artificial e projetos para a indústria potiguar

11/06/2025   16h37

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (11), na Casa da Indústria, para debater temas estratégicos para o setor industrial potiguar. A pauta tratada pela comissão focou em tecnologia aplicada, fomento à pesquisa e políticas públicas de inovação.

 

O destaque do encontro foi a palestra “IA Aplicada: soluções inteligentes para crescimento empresarial”, ministrada pelo especialista Alberto Kastro, que apresentou como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar processos, aumentar a produtividade e gerar novas oportunidades de negócios para as indústrias do estado.

 

O presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, ressaltou a importância do tema para o setor produtivo. “Precisamos começar a utilizar a IA nas nossas rotinas, nos negócios e instituições. As novas tecnologias têm desafios que precisamos enfrentar, mas também são oportunidades e precisamos nos preparar para utilizá-las”, afirmou.

 

 

Na reunião, também foram apresentados os resultados da chamada pública do programa EmbarcaTech, uma parceria com o IFRN que visa solucionar desafios tecnológicos reais da indústria. Foram selecionados projetos de nove indústrias no Polo Natal e duas no Polo Currais Novos, que contarão com bolsistas embarcados no dia a dia das empresas para desenvolver soluções inovadoras.

 

Além disso, foi apresentado o novo edital conjunto entre FIERN, Sebrae-RN e FAPERN de incentivo à pesquisa aplicada para o desenvolvimento de soluções inovadoras dentro das empresas, fortalecendo a conexão entre a academia e o setor produtivo. “O edital vai buscar as dores reais da operação das empresas e desenvolver soluções em conexão com as instituições de pesquisa e tecnologia”, explica Susie Macêdo, secretária executiva da comissão.

 

A reunião também abordou parcerias estratégicas, como produtos e serviços da Microsoft pelo Ecossistema Local de Inovação (ELI) Natal e a iniciativa do ELI da Construção Civil em conjunto com o SINDUSCON-RN e a Mútua.

 

Por fim, os membros da comissão foram atualizados sobre o andamento do Projeto de Lei da Inovação de Natal, que passará por consulta pública no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT). A secretária executiva do Conselho, Hermana Góis, ressalta que “a pauta é fundamental para a construção de um ambiente de negócios mais moderno e favorável à inovação na capital potiguar. Após a coleta das contribuições, o texto será revisado, votado pelo COMCIT e enviado ao prefeito e à Câmara Municipal para tramitação”.