Comissão de Inovação da FIERN reúne lideranças e define metas para 2023

18/05/2023   10h49

A Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se reuniu, entre os dias 17 de abril e 10 de maio, para construir as grandes metas para 2023. O presidente da COINCITEC e diretor da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, realizou encontros com os líderes dos quatro Grupos de Trabalho (GT) e a equipe da Comissão para definir as metas desafiadoras.

“O objetivo é aumentar os resultados e engajamento do Ecossistema de Inovação do RN [ELI RN] junto aos setores produtivos do estado, por meio do desenvolvimento de programas e projetos integrados que garantam um crescimento sólido e, consequentemente, uma maturidade estratégica e operacional do ecossistema”, explica o presidente da COINCITEC.

Segundo a secretária-executiva da comissão, Susie Macêdo, o alinhamento de metas de 2023 foi elaborado considerando, essencialmente, o portfólio de funções dos principais centros de inovação e ecossistemas no país. “Destacam-se ações de impacto que envolvem processos de governança, sistemas integrados de informações, conceitos de ‘open innovation’, desenvolvimento de talentos, atração de investimentos, sistemas inteligentes e integrados aplicados, conexões nacionais e internacionais, infraestrutura e ações preparatórias para novas gerações de inovadores”, comenta.

Já a analista Helen Buonora, representante titular da FIERN na COINCITEC, aponta que, concomitante às macro ações e metas da comissão temática, está sendo realizado uma atualização e maior envolvimento dos membros do ELI RN junto aos setores produtivos do estado, com a inclusão de novos sindicatos filiados à federação, como Sindipesca-RN, Sindipan-RN, Sindimóveis-RN e SIFT-RN, que foram integrados à Comissão. “Esse reforço com certeza resultará em uma maior eficácia dos resultados projetados para esse exercício, em especial na captação de recursos, ampliação de parcerias e no desenvolvimento dos programas e projetos que promovam e ofertam novos negócios para todos que fazem o ecossistema de inovação local”, completa.

Ações e metas

No âmbito do GT 1 – Inovação, Ciência e Tecnologia/PD&I, o professor Daniel Pontes, coordenador da Agência de Inovação da UFRN, destacou as ações para encerramento da primeira edição do projeto ‘Conexões RN: Indústria e Academia’, que conectou pesquisadores das instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação do estado às empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN (Sindleite-RN). A proposta é encontrar, na Academia, soluções tecnológicas demandadas pelas empresas.

Um novo desafio será a aplicação da metodologia do projeto junto às empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias de Pesca do RN (Sindipesca-RN). Nesse sentido, foram debatidas as contribuições da professora Rosangela Moreno, da Universidade Potiguar (UnP), para a realização de um hackathon que contará com práticas empreendedoras, desenvolvimento de competências, estímulo ao intraempreendorismo e inteligência em gestão aplicados para identificação de soluções a partir de problemas reais demandados pela indústria de pescados no estado.

O novo líder do GT 2 – Educação e Formação: Empreendedorismo Talento, Rafael Passos, do Instituto Federal de Educação do RN (IFRN), abordou a continuidade do Empreendedorando, programa que busca estimular o pensamento empreendedor e a inovação tecnológica em escolas públicas.

Rafael ainda lançou novos desafios, como a realização de projetos de formação de multiplicadores no empreendedorismo, em parceria com o Sebrae; do Mulheres Mil, programa do Ministério da Educação que capacita e dá oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social; do Inventano, que está na 2ª edição, com a proposta de estimular o empreendedorismo em estudantes. Além disso, o líder do GT 2 ressaltou a importância da divulgação e disponibilização dos ambientes para inovação do IFRN junto aos demais atores do ELI RN e realização de parcerias internacionais em educação empreendedora.

No GT 3 – Questões Regulatórias e Políticas Públicas, o diretor da Secretária Municipal de Planejamento de Natal (Sempla) e líder do GT, Cledilson Alves da Silva Filho, trouxe a proposta de grandes iniciativas e oportunidades. Uma delas é a atualização do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), responsável por julgar demandas do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (FACITEC).

Também foi abordada a elaboração do Plano Municipal de Cidades Inteligentes, a publicação dos editais de fomento de startups, e a realização do Programa Educação Empreendedora, a ser desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação (SME) em parceria com o Sebrae.

Já no GT 4 – Financiamento e Fomento, o gerente do Sebrae-RN e líder do grupo, David Góis, apontou os avanços nas oportunidades de financiamentos e investimentos via atuações de startups do RN. Outras ações de destaque no encontro foram a produção dos Boletins de Oportunidades em Inovação e o lançamento do edital Capital Empreendedor, direcionado para startups na fase de tração.

Outra meta de relevância para o GT 4 será a ampliação do apoio para ações do ELI Summit, que reúne atores de diversos ecossistemas de inovação do Brasil, e no suporte à organização de eventos que visam oportunizar acesso atualizado aos conteúdos de inovação. Por fim, foi abordado o forte crescimento na oferta de ambientes de inovação do GO!RN 2023, com ampliação das parcerias e oportunidade de novos negócios.