Cônsul da Holanda visita ISI-ER e destaca possibilidades de cooperação em energia offshore e hidrogênio verde

2/08/2022   15h54

Ao visitar o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o cônsul-geral da Holanda no Brasil, Niels Veenis, demonstrou interesse no diálogo que resulte em cooperação na área de energia renovável. Ele destacou que existe condições para uma aproximação que trate das possibilidades de projetos de intercâmbios entre universidades, instituições de pesquisa e empresas de seu país com o ISI-ER. A visita foi na manhã desta terça-feira (2).

“Tinha conhecimento e referências sobre o Instituto, mas ao conhecer presencialmente e detalhadamente fica a percepção de que se trata de algo que realmente apresenta uma importância ainda maior e desenvolve pesquisas que terão repercussão para o futuro do setor de energia renovável”, afirmou Niels Veenis.

Ele disse que o diálogo deverá prosseguir para identificar como poderá ser firmada a colaboração entre o ISI e instituições holandesas, principalmente nas áreas de energia eólica offshore e hidrogênio verde. O cônsul também percebe potencial de intercâmbio com relação à pesquisa para uso de energia solar em veículos.

Niels Veenis está confiante nas chances de empresas privadas terem interesse em investimentos no Rio Grande do Norte, com adesão a projetos de inovação em Energias Renováveis. E cita os que estão em andamento para pesquisa com aplicação de materiais gasosos e fluídos.

“Sim, tem várias empresas holandesas interessadas nisso, companhias privadas e instituto de pesquisa, lembro de pelo menos uma, que está focada sobretudo no fluxo de gases e líquidos e, com isso, é possível apresentar os projetos para ver se dá para desenvolver a colaboração”, comentou.

Coordenador de pesquisa e desenvolvimento do ISI-ER, Antônio Medeiros também considera que a aproximação com os holandeses pode significar oportunidades. “Essas cooperações, para o ISI-ER, são significativas, porque abrem horizontes às empresas que queiras fazer investimentos e desenvolver projetos no Brasil e, mais especificamente, no Rio Grande do Norte, como foco no setor de eólico offshore, que teve maior ênfase nesse encontro”, disse Antônio Medeiros.

Durante a visita, Niels Veenis conheceu os laboratórios e demais instalações do ISI-ER. O coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento fez uma apresentação da infraestrutura, equipamentos, projetos em andamento e perspectivas de expansão do Instituto.

O ISI-ER é referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de Energias Renováveis, com foco principal de atuação em energia eólica e solar. Baseada em Natal, a unidade atua em parceria com as empresas para criar soluções inovadoras para o desenvolvimento da cadeia de energias renováveis, objetivando o aumento da eficiência dos equipamentos e a ampliação do uso de energias renováveis na matriz elétrica brasileira. Com equipamentos modernos e equipe multidisciplinar, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis oferece pesquisas aplicadas de ponta para a indústria.