CTGAS-ER inicia certificação de profissionais de empresas da Aper que instalam sistemas de energia solar

23/11/2021   18h48

Quinze profissionais de empresas associadas à Aper participam do processo de certificação, iniciado segunda-feira

 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, realiza esta semana provas de certificação profissional para instaladores de sistemas fotovoltaicos, os sistemas que geram energia solar, de empresas ligadas à Associação Potiguar de Energias Renováveis (Aper).

 

O processo é realizado como parte de um acordo de cooperação firmado em setembro deste ano entre o SENAI-RN, o CTGAS-ER e a Aper para capacitação e desenvolvimento profissional no segmento de energia solar fotovoltaica no estado.

 

O objetivo é atestar se os profissionais que passam pela avaliação realizam o serviço com boas práticas e qualidade. As provas avaliam conhecimentos teóricos e práticos e seguem até sexta-feira (26), com resultados previstos para a próxima semana.

 

A certificação, obtida ao final para os que forem aprovados, funciona como selo de qualidade, indicando se estão aptos a executar as atividades em campo. Quinze instaladores participam.

 

Reconhecimento
“É um processo que nós, do SENAI-RN, consideramos um marco. Um reconhecimento para os profissionais e um indicativo importante para o consumidor, que ganha ainda mais relevância em um momento que cada vez mais residências e empresas estão optando pela energia solar”, diz Amora Vieira, coordenadora do Projeto Verena, desenvolvido pelo SENAI-RN e o CTGAS-ER com a Alemanha.

 

O projeto, executado no Rio Grande do Norte em conjunto com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier), deu origem à metodologia usada na avaliação. Um especialista técnico da Câmara assiste a todas as tarefas em tempo real, com a ajuda de um tablet conectado à internet e de um tradutor alemão que fala português. Ele atua como avaliador externo.

 

Especialista da Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha, acompanha o processo em tempo real, como avaliador externo

 

In loco, na sede do CTGAS-ER, em Natal, junto aos candidatos estão instrutores de cursos profissionalizantes do Centro, na área de energia, além de representantes de uma empresa do setor e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte, o CRT, também membros da comissão avaliadora.

 

As provas foram precedidas de um curso preparatório com carga horária de 40 horas ministrado pelo SENAI-RN. Planejamento, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a montagem correta de um sistema que simula conexões elétricas encontradas nos módulos instalados nos telhados para geração de energia solar estão entre os critérios avaliados.

 

Esta é a terceira turma de instaladores a passar pelo processo de certificação. As duas primeiras foram avaliadas na fase piloto do Projeto.

 

A parceria com a Aper marca uma nova fase da iniciativa, em que as provas começam a ser disponibilizadas ao mercado.