Diretor da FIERN participa do Prêmio Prefeito Empreendedor e destaca papel dos municípios no incentivo às MPEs

19/05/2022   15h38

Os prefeitos do Rio Grande do Norte que executaram programas com os resultados mais expressivos para melhorar os ambientes de negócios em suas cidades receberam, em uma solenidade nesta quinta-feira (19), o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Governador Cortez Pereira 2022, em reconhecimento à atuação no incentivo ao desenvolvimento. Coube ao diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, representar, na ocasião, o Sistema Indústria.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Itamar Maciel, e o superintendente José Ferreira de Melo Neto, também lançaram, durante a solenidade, o Projeto Município Mais Empreendedor. Quando estiver concluído, esse projeto vai garantir a instalação de “Salas do Empreendedor” nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Nesses locais, haverá “atendimento facilitado, gratuito e diferenciado aos micro e pequenos empresários”.

“A premiação é um estímulo aos prefeitos que contribuíram com o empreendedorismo. Isso é muito relevante, porque, na medida em que atuamos nessa direção e conquistamos a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no Rio Grande do Norte, o apoio nos municípios dará o impulso complementar necessário a um setor que tanto precisa da atenção do Poder Público. Por isso, estão de parabéns o Sebrae e seus parceiros, pela iniciativa, e os prefeitos homenageados”, afirmou Heyder Dantas, que também é presidente da Comissão Temática da Micro e Pequena Empresa da FIERN (COMPEM).

Ele destacou a repercussão positiva que deverá ter as instalações de Salas do Empreendedor em cada município potiguar. “Esse novo projeto é oportuno, porque assegura a oferta dos serviços de forma facilitada e sem a necessidade de grandes deslocamentos, uma vez que essas salas estarão nas cidades onde as empresas atuam, ou seja, em cada cidade do RN”, comentou Heyder Dantas.

Os prefeitos que receberam a premiação foram: Fernando Antônio Bezerra (Acari), em três categorias — “Cidade Empreendedora”, “Compras Governamentais” e “Governança Regional e Cooperação Intermunicipal” —; Luciano Santos (Lagoa Nova), em “Inovação e Sustentabilidade”; Álvaro Dias (Natal), em “Desburocratização”; e Eugênio Pacceli Souto (São Paulo do Potengi), em “Sala do Empreendedor” e “Empreendedorismo na Escola”. Na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, também receberam o prêmio: Gilson Dantas de Oliveira (Carnaúba dos Dantas), Raimundo Marcelino Borges (Cerro Corá), Tiago de Medeiros Almeida (Parelhas) e Luciano Silva Santos (Lagoa Nova).

O objetivo da premiação é estimular o desenvolvimento municipal e reconhecer o prefeito ou prefeita que criou as condições necessárias à um ambiente favorável ao empreendedorismo na região e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais. Todos os vencedores da etapa estadual do Rio Grande do Norte concorrerão nas suas respectivas categorias, na etapa nacional do prêmio, cuja premiação está marcada para o dia 28 de junho, na sede do Sebrae, em Brasília (DF).

A solenidade também contou com a participação de deputados estaduais que representaram a Assembleia Legislativa, dirigentes da Femurn, Fecomércio e secretários municipais.