Diretor do ISI-ER mostra, em Brasília, caminhos para o hidrogênio reduzir impactos ambientais e impulsionar economia

8/11/2021   15h50

A palestra “Hidrogênio e Energias Renováveis construindo um novo mundo” será transmitida ao vivo no YouTube, no Canal da Confederação Nacional da Indústria

O diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, ministra nesta terça-feira (09) em Brasília a palestra “Hidrogênio e Energias Renováveis construindo um novo mundo”, tema objeto de pesquisas do SENAI no Rio Grande do Norte há aproximadamente 10 anos.

A palestra terá transmissão ao vivo no YouTube (https://youtu.be/O_a59dq0-M4) como parte do “Brazilian Industry Day”, o Dia da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. A participação de Mello ocorrerá no painel “Transição Energética”, com apresentações iniciadas às 15h50.

O Brazilian Industry Day tem programação associada à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP26 – que ocorre este ano em Glasgow, na Escócia, e é a mais importante conferência sobre o clima no mundo. O objetivo dos painéis e debates é apresentar estratégias e contribuições no Brasil para a consolidação de uma economia de baixo carbono, a economia com impactos ambientais reduzidos.

Hidrogênio
Na palestra de Mello, a proposta será, segundo ele, desmistificar o hidrogênio como “a grande novidade do momento”. “A lógica não é retirar a importância do assunto, mas dizer que o hidrogênio é um caminho simples, não fácil, mas simples e possível. Porque, caso contrário, se coloca ele no pedestal como algo a não ser atingido e o grande perigo é parecer um mercado inacessível para as empresas”, diz.

O hidrogênio verde – objeto da apresentação que fará – é um gás produzido com o uso de energias renováveis e apontado mundialmente como alternativa para reduzir os impactos do efeito estufa, substituindo, por exemplo, combustíveis fósseis em meios de transporte e insumos usados na linha de produção da indústria.

“Mas o assunto está sendo tratado como descoberta da pólvora, quando não é”, observa o diretor do ISI-ER. O hidrogênio, explica ele, “é palpável há muito tempo e está presente na rotina da indústria e da sociedade, como matéria-prima na indústria de alimentos, de embalagens, de combustíveis e fertilizantes, dentre outras”.

“A grande novidade é o hidrogênio como fonte de energia limpa, com perspectivas de armazenamento de energias limpas, contribuindo efetivamente para a descarbonização da nossa indústria, da nossa sociedade, que é o assunto da COP26”, acrescenta, “e é isso que vou evidenciar, mostrando as principais rotas de fabricação, a sinergia com as energias renováveis, o papel estratégico que o Brasil desempenha nesse mercado e o grande desafio que existe”.

Rodrigo Mello, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis: “É preciso desmistificar o hidrogênio”

Programação
Além de Rodrigo Mello, participam do Painel Transições Energéticas representantes da ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil, com o tema “Modelo de eficiência energética: uso de carvão vegetal sustentável para neutralidade de CO2; da siderúrgica Ternium, com “Uso de biometano na produção de aço e geração de energia; e do Grupo Energisa, com “Desenvolvimento e implantação de um sistema de microgeração distribuída de energia, com fonte 100% sustentável em uma comunidade isolada”.

O evento terá abertura às 14h com Fernando Moura, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, e de Glauco José Corte, vice-presidente da CNI. Na ocasião, será apresentada a Estratégia de Baixo Carbono da CNI, pelo gerente executivo de Meio Ambiente da Confederação, Davi Bomtempo. A programação terá ainda outros painéis sobre transição energética, indústria e inovação, economia circular e conservação florestal.

SOBRE A COP26
A COP26 começou em 31 de outubro e segue até 12 de novembro na Escócia. No Brasil, a Conferência está sendo transmitida em tempo real no edifício sede da CNI, em um estande Virtual, chamado de “Espelho” do estande físico em Glasgow. “As ações do setor produtivo são decisivas para o êxito do combate ao aquecimento global, e por isso a CNI vem acompanhando de perto as negociações para a COP26 e também apoiando o MMA – chefe da delegação do Brasil – nesse processo”, destaca a organização do Brazilian Industry Day na COP26. O ISI-ER é a principal referência do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade, tendo o hidrogênio verde – tema que abordará no evento – entre as frentes em que atua.