Em palestra na FIERN, secretária nacional de Telecomunicações ressalta que “5G vai transformar a rotina das indústrias”

25/05/2022   20h41

Para celebrar o Dia Nacional da Indústria, nesta quarta-feira (25), a FIERN realizou a palestra magna da Semana da Indústria, com o tema “A Tecnologia 5G e sua Importância para o Desenvolvimento da Indústria”. O evento, realizado no auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria, reuniu representantes do setor produtivo e empresários.

Tendo como palestrantes a secretária Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia de Souza Lobo, e o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Artur Coimbra de Oliveira, o evento é o principal momento da Semana da Indústria, realizada anualmente pelo Sistema FIERN com palestras, rodadas de negócios, apresentação cultural e ofertas de descontos em serviços oferecidos pela Federação, SESI, SENAI e IEL.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou que é um dia importante para a Federação celebrar o Dia da Indústria com um tema dessa relevância. “O 5G passa a trazer as expectativas das pessoas”, disse.

Ele disse que o Rio Grande do Norte é visto de uma forma diferente. “No cenário internacional tem um destaque no setor da energia [eólica e solar]. Temos que qualificar nosso povo”, citou.

Durante sua apresentação, o conselheiro da Agência Artur Coimbra destacou que o Rio Grande do Norte foi o único estado que convidou a Anatel e a Secretaria de Telecomunicações para debater sobre o 5G e sua implantação. “O que nos mostra a mentalidade avançada da indústria desse estado”, afirmou.

Segundo ele, o 5G traz a indústria brasileira para um novo patamar de competitividade e permitindo um aumento de produtividade em vários segmentos diferentes. “No RN há importantes segmentos da indústria na parte têxtil, fruticultura, pesqueira, dentre outros”, comentou.

Ainda em sua fala, o conselheiro analisou que a corrida pelo 5G, por aumento de produtividade é uma questão global e não somente nacional. “Essa é a primeira Federação estadual de indústria que se preocupa a fundo com esse tema do 5G. Mostra amadurecimento da organização da FIERN e que a indústria entendeu que esse é um jogo global e ela precisa se posicionar o mais rápido possível seus negócios com essa tecnologia para fazer frente à competição internacional”, declarou.

Já a secretária Nacional de Telecomunicações destacou a transformação do 5G na forma de produzir, nos processos dos modelos de negócios na indústria. O grande diferencial com o 5G é o tempo de resposta. “Elas [indústrias] vão passar por novos processos de digitalização diferente. O 5G vai mudar a rotina das indústrias”, disse Nathalia Lobo.

Ela comentou que, com o advento da tecnologia 5G, há uma transformação na operação da indústria. “Uma capacitação maior dos empregados para fazer outras atividades”, afirmou.

Lobo elogiou a atuação da FIERN em trazer esse assunto para o debate. “É fundamental iniciativas como essa para motivar e trazer as aplicações e todo potencial que a tecnologia pode dispensar para a indústria”, concluiu.

Participaram da palestra o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; o vice-presidente da FIERN, Sílvio Bezerra; diretor 1º secretário Heyder de Almeida Dantas;  o diretor 1º tesoureiro Roberto Serquiz; os diretores Djalma Barbosa da Cunha Júnior; Antônio Leite Jales, Edilson Batista da Trindade, e os presidentes de Sindicatos SindiRecicla, Etelvino Patrício; SindLeite, Túlio Veras; Siesal, Airton Torres; SindiFrutas, Heuler Matos, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, o superintendente do IEL, Juan Saavendra; diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.

Também estiveram no evento a presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias; vice-presidente da Fecomercio, Gilberto Costa; presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson; presidente da FCDL, Afrânio Miranda; presidente da Femurn, Anteomar Costa; superintendente do BNB, Thiago Dantas; secretário de Governo da Prefeitura de Natal, Johan Xavier; o diretor-geral e o vice-diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo e Rodrigo Romão, respectivamente.