Empresários avaliam debate com candidatos promovido pelo Fórum Caminhos do RN

20/08/2018   13h59

A realização do Fórum FIERN Caminhos do RN, nos dias 20, 21 e 22, promovido pelo Sistema FIERN, conta com a participação de empresários e representantes do setor produtivo, que aprovaram a realização das sabatinas. O evento segue o mesmo formato do Fórum Caminhos do Brasil, que recebeu candidatos à presidência da República, para apresentar ideias e propostas para os industriais convidados e para todos os participantes inscritos.

Nesta segunda-feira (20), o evento foi aberto às 10 horas, pela candidata Fátima Bezerra (PT). Às 15 horas será a vez de Brenno Queiroga (Solidariedade). No dia 21, participam Robinson Faria (PSD), Dário Barbosa (PSTU), e Carlos Alberto (PSOL). E por último (22), o Fórum recebe os candidatos Heró Bezerra (PRTB) Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) e Carlos Eduardo (PDT). Todos eles recebem a versão atualizada do MAIS RN, a Agenda Potiguar 2019-2022, considerado o maior e mais completo estudo já realizado pela iniciativa privada sobre a situação e potencialidades do RN.

Para o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, o Fórum é bastante oportuno mediante o momento político que o Estado atravessa e com a proximidade do pleito eleitoral. “Tendo em vista que a FIERN tem esse diagnóstico concluído, é importante que os candidatos e a população tenham conhecimento desse mapeamento, das metas e desafios, para que possamos discutir e buscar soluções de melhoria para o futuro, num esforço conjunto das classes política e produtiva”, frisa o vice-presidente.

Promover o encontro da classe empresarial com todos os candidatos, observa o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN, Afrânio Miranda, é uma oportunidade de não apenas conhecer as propostas dos postulantes ao Governo, como também contribuir com sugestões e reivindicações do setor produtivo.

“É importante promover este debate para que tenhamos um espaço de apresentar as prioridades dos nossos setores. Vir e ouvir o setor produtivo pode contribuir com sugestões, ao tempo que, se eles se comprometerem, ter a possibilidade de cobrar o que for proposto”, disse Afrânio Miranda, que parabenizou a iniciativa da FIERN.

O presidente em exercício da Fecomércio, Luiz Lacerda, destaca que o Estado vive um momento que requer a união do setor público e da iniciativa privada para pensar soluções que possam devolver ao Estado a capacidade de crescimento econômico, retomada de investimentos e geração de emprego e renda. “O Fórum é muito importante para conhecer as ideias e programas dos candidatos e também contribuir com sugestões. Essa união é importante para que possamos sair dessa situação de crise“, destaca ele.

Para o diretor da FIERN e presidente do SindRecicla, Roberto Serquiz, o próximo Governo tem desafios emblemáticos e o ajuste fiscal deve ser o ponto de partida das ações para essa retomada de crescimento. Seguido da melhoria do ambiente de negócios. “Com base no diagnóstico apontado pelo MAIS RN, é relevante saber quais os pontos prioritários que cada candidato conseguiu extrair do estudo feito pela FIERN e vai trazer, de concreto, para resgatar o estado. O pacto social proposto pelo MAIS RN, em 2014, era pra melhoria do RN. Agora, quatro anos depois, é de salvação”, frisa ele.

Confira os horários das apresentações por candidato:

20/08/2018
Brenno Queiroga – 15 horas