Empresas fazem palestras em encerramento de simpósio do setor moveleiro

27/11/2019   18h34

A representante de empresa de ferragens Blum do Brasil, Valéria Dantas, foi a principal palestrante da tarde desta quarta-feira, 27, no 1º Simpósio da Indústria Moveleira do RN, realizado na Casa da Indústria. O evento discute, deste ontem, 26, os desafios e soluções para o mercado moveleiro, no contexto atual da economia nacional.

O final do simpósio contou também com palestras da empresa Dinabox, produtora de softwares, por Otávio Franciscão; e da empresa Reheu, produtora de fitas, apresentada por Luiz Trindade, que foram prestigiadas por  representantes de marcenarias, fábricas de móveis, revendas e cadeia de fornecedores. A realização é da FIERN/IEL-RN, em parceria com o Sindimóveis-RN, Anderson Rios Consultoria e Sebrae.

O mercado brasileiro de móveis ocupa o quinto lugar no ranking mundial desse setor, com um faturamento de R$ 38 bilhões por ano, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Moveleira (ABIMOVEL). A produção nacional origina-se essencialmente nas pequenas fábricas presentes em 11 polos espalhados pelas regiões Sul e Sudeste. O país reúne atualmente 17 mil companhias dedicadas à confecção de móveis.

Historicamente, este é um segmento próspero, especialmente pela facilidade de obtenção de matérias-primas de qualidade em território nacional, tais como madeiras, algodão e látex. No acumulado dos últimos quatro anos, a produção expandiu em 30% o volume, de acordo com dados da Associação das indústrias de móveis do Rio Grande do Sul (MOVELRGS).

Jô Lopes – jornalista – Sistema FIERN