Espaço Empresarial da FIERN articula diálogo de indústrias de reciclagem com o Poder Público

23/02/2022   15h37

A transformação de resíduos em matérias-primas e produtos finais é uma atividade econômica em crescimento, com geração de empregos, arrecadação de tributos e contribuição ambiental, ao evitar o acúmulo de entulhos. Tudo isso apesar dos desafios que as empresas do setor enfrentam no cotidiano, diante das limitações da coleta seletiva no país. No Rio Grande do Norte, também está em expansão a indústria de reciclagem – empreendimentos que se dedicam a receber, comprar, lavar, separar, reciclar e processar material que passou pelo consumo e foi descartado.

Duas empresas desse setor — a AD Embalagens e a Compal — receberam a visita de um gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaíba, na última terça-feira (22), numa programação articulada pelo Espaço Empresarial da FIERN, que tem atuação para propiciar o diálogo institucional entre o Poder Público e as indústrias.

“A interação é oportuna para que tenhamos uma sintonia dos órgãos públicos com a cadeia produtiva da reciclagem, o que pode trazer melhorias para o meio ambiente e a economia local”, diz o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Reciclagem do RN (SindRecicla-RN) e diretor da Compal, Manoel Patrício Neto. Para ele, essa interlocução pode ampliar o reaproveitamento de resíduos.

O empresário afirma que, se houver um diálogo em busca de ações, é possível definir programas para estimular a sociedade a contribuir com a reciclagem, porque as pessoas passarão a separar os materiais de forma adequada. Além disso, ressalta, os órgãos responsáveis deverão fazer a coleta de modo apropriado.

Expansão do mercado de reciclagem depende mudança cultural

As estimativas são que apenas 3% do material potencialmente reaproveitado no Estado é reciclado. O vice-presidente do SindRecicla estima que, se houvesse uma mobilização, esse percentual poderia ir para 30%. “É importante fortalecer essa cadeia produtiva que tanto depende de nossos hábitos e cultura para ser movimentada”, comenta.

Na unidade da Compal em Macaíba, o foco da reciclagem é de material ferroso (basicamente ferro e aço) e não ferroso (como alumínio e cobre). São provenientes de itens como latas, móveis, peças automotivas, utensílios de cozinha, fios elétricos, máquinas e equipamentos industriais. Depois do processamento em equipamentos de grande porte, esse material é reutilizado como matéria-prima na indústria siderúrgica, no caso do ferro e aço.

“O consumo vem aumentando com itens como carros, eletrodomésticos, e, para fabricar, a matéria-prima pode vir da cadeia produtiva da reciclagem, que tem inclusive um valor mais acessível, gerando uma forte demanda”, explica Manoel Neto.

Nesta circunstância, ele afirma que o setor está em crescimento. Mas a expansão poderia ser ainda maior. “Se houvesse uma cultura da reciclagem, haveria um avanço mais acentuado”, avalia.

Mesmo assim, são gerados 180 empregos diretos e 2.500 indiretos apenas nas unidades de Macaíba do grupo empresarial. A maior parte da produção é destinada ao mercado nacional, mas uma parcela é exportada para a Ásia, Europa e Estados Unidos. Nessa atividade, são usadas tecnologias, processos e pessoal qualificado, além de equipamentos como prensas, empacotadeiras que geram densidade maior, e grandes trituradores. “Cada tipo de material requer um beneficiamento para que acomode um aproveitamento demandado”.

O grupo empresarial tem outras unidades, com 800 colaboradores e seis mil empregos indiretos. Também possui unidades para reciclagem de plásticos, papéis e outros resíduos, exceto hospitalares, com instalações na Grande Natal e Mossoró. Uma unidade está sendo instalada em Caicó.

Visitas articuladas

As visitas articuladas pelo Espaço Empresarial, feitas pelo analista de projeto, responsável pelo setor de Limpeza do Município de Macaíba, Thiago Vieira, incluiu ainda uma programação na A&D Embalagens. A empresa recicla plásticos. Trata-se de processo de produção que vai do recebimento, classificação, limpeza, produção da nova matéria prima e de sacos plásticos.

Diretora comercial da A&D Embalagens, Danielle Lyra também destaca que é importante as campanhas para ampliar a adesão da sociedade à separação correta, entrega e reaproveitamento. Ela também ressalta o potencial do setor. Na unidade da A&D de Macaíba, são gerados 80 empregos diretos.

Gerente do Espaço Empresarial da FIERN, Marcelo Dantas, planeja uma nova rodada de visita às empresas de reciclagem em Macaíba com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Billy Jean Mangabeira Viturino.

A ideia é tratar de parcerias entre o município e o setor produtivo para melhorar os serviços como coleta seletiva, campanhas de informação à população, tratamento de resíduos e outras ações conjuntas. Ele diz que iniciativas semelhantes estão sendo adotadas em outros locais para a interlocução da indústria com o Poder Público municipal.