Espaço Empresarial e Sindirecicla-RN conhecem Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis

16/08/2021   11h20

Com o apoio do Espaço Empresarial, diretores do Sindrecicla realizaram na quinta-feira (12), uma visita para conhecer a Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis no município de Lagoa Nova/RN. A ação faz parte do trabalho de articulação do Espaço Empresarial e a indústria potiguar e contou com a presença do presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sindirecicla-RN), Etelvino Patrício; o vice-presidente, Manoel Neto e o gerente do Espaço Empresarial da FIERN, Marcelo Dantas,.

Na Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis, o grupo foi recebido pelo Secretário de Meio Ambiente do município, João da Mata, que relatou todo o processo de idealização, construção e operacionalização da Unidade.

A comitiva se reuniu ainda com o prefeito da cidade de Lagoa Nova, Luciano Santos. Durante o encontro, Etelvino Patrício elogiou a iniciativa e a condução do projeto da usina e apresentou o aplicativo UZEH, uma plataforma de sustentabilidade, impacto social, logística reversa e geração de renda. “O Sindirecicla apoia a plataforma por acreditar que ela vai alavancar o setor da reciclagem, através da criação de um ambiente favorável à ampliação do volume de resíduos direcionados às indústrias de reciclagem do nosso estado”, afirmou.

Em conversa com o prefeito, o vice-presidente do Sindrecicla/RN, Manoel Neto propôs a divulgação maciça do aplicativo com a população, no sentido de beneficiar diretamente a Associação de Catadores do município, criando um modelo a ser replicado em outras cidades do RN. A sugestão foi bem recebida pelo prefeito Luciano Santos, que disse estar “com toda equipe à disposição para a realização dessa ação”.

Para o gerente do Espaço Empresarial Marcelo Dantas, a parceria é importante, pois “através do aplicativo será desenvolvida uma ponte entre geradores de resíduos, coletores de resíduos e destinadores finais”.

As próximas reuniões para divulgação do aplicativo no município também acontecerão com apoio do Sistema FIERN seguindo as orientações do presidente do Sindirecicla-RN. “Todas as ações terão a participação direta do Espaço Empresarial, no desenvolvimento em conjunto com a equipe da prefeitura e elaboração do plano de ação específico”, finalizou Etelvino Patrício.

JoLopesBr – revisão Cris Vidal