Espaço Empresarial do Sistema FIERN apoia SindRecicla na divulgação de ferramenta para mapear recicladores

24/06/2021   12h05

O Espaço Empresarial do Sistema FIERN vem realizando reuniões para divulgação do aplicativo uZeh, desenvolvido pela empresa uZeh do Brasil Tecnology, que pretende criar um ecossistema econômico digital e sustentável, unindo geradores e coletores.

De acordo com Marcelo Dantas, coordenador do Espaço Empresarial, a ferramenta vai facilitar o trabalho da indústria de reciclagem no Rio Grande do Norte. “Já nos reunimos com secretarias municipais, como Semtas e Semurb; além de IDEMA, COEMA e Ministério Público e estamos prospectando apresentar o aplicativo para outros órgãos”, explica.

O uZeh engloba conceitos de sustentabilidade, impacto social e logística reversa e busca educar e interagir diretamente com a sociedade, a iniciativa privada, as organizações e instituições. “O aplicativo liga os pontos que fazem parte da indústria recicladora, o local onde o insumo está, os que coletam, os deposeiros e a empresa de reciclagem”, diz.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, mostram que recentemente, em função da pandemia, foi registrado um aumento de 15% a 25 % no volume de lixo gerado no país, além de uma alta de 21% no número de catadores informais de material reciclável, somente no ano passado.

O Brasil recicla apenas 3% das 79 milhões de toneladas de lixo produzidas por ano. Em Natal, apenas 2% é reciclado ficando R$ 13 milhões na cadeia por ano, ou seja, 98% vão parar em aterros deixando de distribuir mais de R$ 600 milhões em renda e geração de empregos.