FIERN aponta conexão entre instituições como paradigma para impulsionar ciência, tecnologia e inovação

30/04/2024   14h13

O diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, defendeu a conexão entre instituições privadas e públicas como a grande perspectiva e, também, desafio para o ecossistema de inovação do estado. Ele participou da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de 2024, nesta terça-feira (30), na Escola de Governo, com presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDES/MCTI), Inácio Arruda, autoridades públicas, representantes de universidades e do setor produtivo potiguar.

“A conferência estadual é a oportunidade para evidenciarmos as ações de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas pelo estado, seja no setor produtivo ou nas instituições de ensino. Nosso grande desafio é justamente conectar essas ações e as instituições”, afirma Djalma, que preside a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC).

Ele ainda destaca que a retomada da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) possibilita a aproximação entre as empresas e o governo estadual no debate sobre CT&I. “O Rio Grande do Norte, com o processo de reativação da Fapern, começa a desenvolver um importante mecanismo de conexão do governo estadual com a atividade produtiva”, completa o diretor da FIERN.

A governadora Fátima Bezerra também destacou a importância da retomada da Fapern para o ecossistema de inovação do estado. “Nossa gestão fez um esforço incomensurável para reerguer a Fapern, que é nossa principal ferramenta para promover a pesquisa, inovação e, com isso, o conhecimento. Já tivemos um importante avanço, fruto dessa retomada, com a Infovia Potiguar, que pretende tornar o RN cem porcento conectado à internet”, aponta.

“A conferência é muito desejável, pois reúne o setor produtivo, a Academia e o a sociedade como um todo para termos uma participação bem representativa e bem qualificada na conferência nacional, em Brasília”, acrescenta a governadora.

Também participaram da Conferência Estadual de CT&I a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macêdo, o assessor técnico da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Guido Salvi.

Sobre a Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com o tema “Ciência, Tecnologia & Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade”, o objetivo da conferência é compreender o panorama de CT&I do estado, a partir das demandas dos atores locais. O evento consolida o trabalho realizado nas conferências territoriais, em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, como também nas conferências livres, em Santa Cruz e Caicó.

Da conferência estadual sairão os temas e delegados que vão compor o evento regional, com todos os estados do Nordeste, em Recife/PE, nos dias 2 e 3 de maio. Na etapa regional, serão definidas as diretrizes prioritárias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontece de 4 a 6 de junho, em Brasília.

A 5ª CNCTI tem como tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.