Durante a abertura da Expo Minera Nordeste, nesta terça-feira (06.05), o presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do RN (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares, destacou o potencial de desenvolvimento do setor de mineração no estado. Ele frisou a tendência atual de interesse em “minerais críticos e estratégicos”. Na ocasião, Mário Tavares também representou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) na solenidade. A programação do evento segue no Centro de Convenções até a próxima quinta-feira (08).
A Expo Minera Nordeste conta com o apoio da FIERN e do SINDIMINERAIS-RN, que marca presença com um estande na área de exposição. No local, o sindicato apresenta suas atividades, atuação e os serviços oferecidos às empresas do setor. A exposição aberta ao público apresenta soluções tecnológicas e projetos inovadores de empresas e instituições da área. A programação inclui também conferências e painéis técnicos. A expectativa é de reunir cerca de mil participantes e 30 expositores ao longo dos três dias.
“Além de ser uma excelente oportunidade para o networking, este evento abre espaço para discussões e diálogos cruciais sobre a realidade da mineração no Rio Grande do Norte e em toda a região Nordeste”, ressaltou o presidente do SINDIMINERAIS-RN. Mário Tavares. “Também as palestras, painéis e mesas redondas programadas como ferramentas valiosas para o debate de problemas e a busca de soluções para os desafios enfrentados pelo setor mineral”, acrescenta.
O diretor tesoureiro do SINDIMINERAIS-RN, Edgar Salustino, enfatizou o vasto potencial de crescimento da mineração no Rio Grande do Norte. “Sediar uma exposição regional como esta é extremamente relevante e oportuno para o nosso estado. Além da rica programação de palestras que abordarão aspectos importantes para o setor, a presença do Sindicato, representando as empresas de mineração filiadas, permitirá destacar a atuação fundamental da nossa entidade”, salientou Edgar Salustino.
A coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, ressaltou a importância do evento em apresentar os elementos que impulsionam o desenvolvimento da mineração potiguar. “O SINDIMINERAIS-RN, em parceria com a FIERN, apoia ativamente esta iniciativa que traz à tona aspectos cruciais para o avanço do setor, como as mais recentes pesquisas e inovações. A participação de instituições e empresas é, portanto, oportuna”, afirmou Ana Adalgisa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, também prestigiou a abertura da programação, ao lado do presidente da Expo Minera Nordeste, Caio Fernandes, e de representantes das demais instituições parceiras na promoção do evento.
A Expo Minera Nordeste é uma realização do Governo do Estado e da Associação dos Engenheiros de Minas do RN e conta com apoio de instituições públicas, entidades representativas do setor privado e empresas.