FIERN funda Cluster Tecnológico Naval do RN, que vai traçar estratégias para a Economia do Mar do estado

14/12/2022   17h21

 

O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte foi fundado nesta quarta-feira (14), na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). O presidente da Federação, Amaro Sales de Araújo, presidiu a reunião com os representantes das empresas fundadoras do Cluster — FIERN, SENAI-RN, Coopesbra, 3R Petroleum, Intermarítima Portos & Logística e Emgepron —, que vai pensar, debater e trabalhar conjuntamente estratégias e ações para a Economia do Mar do estado.

 

“É um momento de ascensão da economia do Rio Grande do Norte. Com o Cluster, temos a oportunidade de discutir conjuntamente toda a economia do mar, que envolve energia, pesca, defesa, manufatura, transporte e serviços. Dentro dessas temáticas está a fonte de energia mais importante para o estado, que é a eólica offshore”, comenta Amaro.

 

 

 

Sobre as empresas fundadoras da associação, o presidente da FIERN afirma que “o Cluster precisava ter essas empresas-âncora que trazem contribuições muito importantes”. “Ainda no início de 2023 convidaremos outros atores para somar aos trabalhos”, ressalta.

 

O Cluster será um ambiente para promover o desenvolvimento da economia do mar no Rio Grande do Norte. O Estado tem expressivas potencialidades para desenvolvimento nos diversos setores relacionados com a atividade marítima, mas até agora não contava com uma instituição dedicada exclusivamente a articular empresas, entidades e órgãos públicos que atuam nessa área. O Cluster Naval do RN – o primeiro da região Nordeste e o terceiro do país – terá essa atribuição.

 

 

O diretor 1º tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, relata que viu nascer esse projeto na Federação como forma de aproveitar todo um potencial no nosso estado. “Hoje temos um avanço com a chegada de novos associados ao Cluster para a junção de forças nesse ambiente de prosperidade, onde cria-se um horizonte positivo”, destaca.

 

Gabriel Calzavara, presidente da Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (Coopesbra) e do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindipesca-RN), conta que “nós reunimos, com o Cluster, em torno de um objetivo que é utilizar o mar de uma maneira integrada, consciente e de forma sustentável”.

 

 

“Realmente precisamos praticar as vantagens comparativas do nosso estado para torná-lo mais competitivo. Com o Cluster, temos um ambiente onde começamos a difundir a mentalidade marítima. O DNA do mar precisa ser mais difundido em todo o país e temos esse papel fundamental de falar do mar como um espaço geopolítico estratégico integrado e criar inteligência para ajudar a desenvolver o Brasil”, destaca Calzavara.

 

O Almirante Edésio Texeira, diretor-presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), participou da fundação por videoconferência e parabenizou a FIERN pela iniciativa de fundar um Cluster no estado. “Cumprimento o presidente Amaro por entender a relevância dessa associação e de ter uma forma inovadora de gerência da associação. Além disso, tendo como âncora a energia eólica offshore, que é um segmento importantíssimo principalmente no RN e para a transição energética do país”, declarou.

 

 

Ricardo Savini, diretor-presidente da 3R Petroleum, uma das maiores companhias de óleo e gás onshore no Brasil e fundadora do Cluster Naval do RN, também esteve presente na reunião. “Estamos totalmente imersos na economia do mar, então, para nós, faz muito sentido pensar e repensar esse segmento. Além disso, o RN é um gigante da energia no Brasil, com muito potencial nas bacias petrolíferas e nas energias renováveis”, disse.

 

 

Já Roberto Zitelman, diretor-presidente da Intermarítima Portos & Logística, que também faz parte da fundação, relata que “nossa empresa foi fundada no mar e sempre contou com atuação nesse ambiente, então temos o mar no nosso DNA”. “Estamos felizes com a recepção no Rio Grande do Norte, onde chegamos três anos atrás para, inicialmente, prover a logística de parques eólicos onshore, e vemos grandes oportunidades com o Cluster”, afirmou.

 

Também participaram da reunião o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; o diretor de inovação da FIERN Djalma Barbosa da Cunha Júnior; o diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado; o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho; a gerente de Comunicação da FIERN, Juliska Azevedo; o assessor jurídico da FIERN, Davis Costa; o gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque; o diretor da Intermarítima, Ricardo Zitelman; o diretor estadual da Intermarítima, Valmir Araújo; o consultor da Emgepron, Almirante Elis Öberg; o diretor operacional de offshore da 3R, Maurício Diniz; a gerente de relacionamento institucional da 3R, Larissa Dantas; e a gerente de comunicação social da 3R, Sabrina Netto.

 

Cluster Naval do RN

 

Diante da necessidade de pensar e atuar estrategicamente as ações que utilizam o mar direta ou indiretamente, surge no Rio Grande do Norte o Cluster Tecnológico Naval do RN, uma associação que reúne entidades representativas, empresas públicas e privadas, instituições acadêmicas e órgãos públicos ligados à Economia do Mar no Rio Grande do Norte para otimizar o desenvolvimento dos setores que a compõem.

 

A economia do mar é um conceito que envolve as atividades econômicas que apresentam influência direta do mar, incluindo aquelas que não têm o mar como matéria-prima, mas que são realizadas nas adjacências marítimas.

 

O Cluster foi deflagrado em maio, a partir da iniciativa do Sistema FIERN e da Emgepron, da Marinha – principal referência em engenharia naval estratégica no Brasil. A expectativa é que o Cluster Naval do RN atue de forma a aproveitar as características que o estado possui de forma a fortalecer investimentos, políticas públicas, legislações e todas as questões e tomadas de decisão que envolvam Economia do Mar.