Sistema FIERN inaugura primeira “Casa Passiva Modelo” da América Latina

23/07/2018   20h04

Inovação e tecnologia de ponta aplicada em um modelo de referência para o ensino profissional do SENAI. Nesse contexto que o Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN inaugurou, nesta segunda-feira (23), a primeira “Casa Passiva Modelo” da América Latina, certificada pelo Instituto Casa Passiva, da Alemanha (Passive House Institute). A edificação, localizada no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Azevedo, na Zona Norte de Natal, será usada como laboratório e ambiente para cursos dentro da parceria entre o Sistema FIERN e o Governo Alemão. Confira Galeria de Fotos no Final.

O Embaixador da República Federal da Alemanha, Georg Witschel, fez um discurso entusiasmado sobre o potencial que o equipamento representa para o desenvolvimento do ensino profissional não só do Estado, como da América Latina, a partir da instalação da primeira Casa Passiva. O modelo certificado pelo Governo Alemão existe apenas nos países europeus e Estados Unidos.

“Esta é uma casa modelo de eficiência energética que muito contribuirá para a qualificação profissional de estudantes do SENAI, arquitetos, engenheiros, além da transferência de tecnologias entre os dois países. O modelo poderá, futuramente, ser usado para casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida” até de cidades inteligentes”, destacou o embaixador.

Georg Witschel destacou que, o próximo passo é que a certificação da pedra usada na edificação – um tijolo leve, maciço e com isolamento térmico e acústico que reduz o custo com a construção, uso de argamassa, além de dar conforto térmico ao interior – passará a ser feito no Rio Grande do Norte. Além disso, serão buscados incentivos para que a produção também aconteça no Estado, uma vez que a parceria prevê a transferência de tecnologia na forma de novos materiais e métodos construtivos, visando o desenvolvimento da indústria local, em parceria com empresas alemãs.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância da Casa Passiva “Gerold Geppert”, nome em homenagem ao industrial alemão pioneiro na área de construção civil no Brasil e pai do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert, para o ensino profissional e desenvolvimento de novos negócios no setor de construção de casas passivas.

Foto: Adriano Abreu | Tribuna do Norte

“A casa Passiva é o coroamento da parceria ao longo dos anos, entre o Rio Grande do Norte e o estado da Renânia-Palatinado, em diversas áreas de educação e inovação. Uma grande contribuição para o desenvolvimento mais sustentável na construção, além de economia e eficiência em energia. Este será um centro de referência no ensino e atualização de métodos e processos para a construção das casas passivas”, afirma.

Essa aproximação fez com que Natal fosse escolhida para sediar a 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em 2019, considerado um dos mais importantes eventos de negócios da agenda dos dois países. O presidente Amaro Sales também inaugurou na ocasião o auditório da Escola SENAI Zona Norte, que recebeu o nome do industrial Alínio Cunha de Azevedo, pai do ex-presidente da FIERN, Flávio Azevedo.

Também participaram da cerimônia a Cônsul Geral da Alemanha, Maria Könning-de Siqueira e o Cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert.

O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, destacou o crescimento da qualificação profissional naquele município com a instalação da Escola SENAI da Zona Norte e das parcerias firmadas com o Sistema FIERN. “Até o final do ano esperamos somar, desde o início do mandato, 3 mil pessoas capacitadas por meio desta parceria”, destacou.

A “passivhaus” (Casa Passiva) é um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com consumo de energia zero ou muito baixo – até cerca de 75% o consumo de energia. A casa dispõe de um sistema de troca de ar com reutilização de calor, que controla a temperatura e a umidade no seu interior, trazendo mais conforto e qualidade de vida para os habitantes.

O projeto da Casa Passiva faz parte da cooperação entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha, desde 2009, para a realização de um intercâmbio nas áreas de ciência, comércio e empresarial. O SENAI/CTGÁS tem também parcerias com a Alemanha, sobretudo na área de energias renováveis, e na Casa da Indústria funciona o Escritório de Negócios da AHK (Câmara de Comércio Brasil Alemanha), aberto em 2015.

Foto: Adriano Abreu | Tribuna do Norte

Sustentabilidade e eficiência energética com certificação alemã

Dividida em quatro cômodos (sala, quarto, cozinha e banheiro), a edificação de 80m² de área construída, no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Azevedo, será usada como laboratório, showroom e ambiente para cursos. Servirá para a qualificação de operários, técnicos, engenheiros e arquitetos, bem como, para demonstração e divulgação das novas tecnologias.

Segundo o diretor do SENAI-RN, Emerson Batista, a Casa Passiva reaproveita a temperatura ganha, permitindo uma economia significativa em relação ao consumo de energia.

A parceria entre o Sistema FIERN e o Governo Alemão prevê também qualificação profissional e transferência tecnológica para construção e reforma de edificações com eficiência energética. Neste sentido, o SENAI oferecerá quatro cursos: Tecnologias em Edificações Passivas; Construções Passivas, conceitos e Aplicabilidade – Nível Técnico; Construções Passivas, conceitos e Aplicabilidade – Nível Universitário / Profissional; Projetando Construções Passivas e DesignPH.

A construção da casa piloto em Natal conta com novas tecnologias construtivas, novos materiais e novos equipamentos importados da Alemanha, e doados ao SENAI.