FIERN participa do Comitê Estadual de Investimentos de Impacto Social

18/03/2024   15h32

 

O potencial da indústria de reciclagem na geração de empregos e na contribuição para uma economia sustentável e com atenção para o meio ambiente esteve em destaque, nesta segunda-feira (18.03), durante a reunião do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS), na sala de reuniões da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC).

 

“A FIERN integra o CENIS e, nessa sessão, reafirmamos o intuito de fortalecer o setor de reciclagem e, ao mesmo tempo, as demais atividades que têm impacto social para que, assim, possamos trazer, ao Estado, cada vez mais desenvolvimento com oportunidade”, afirmou Etelvino Patrício, diretor da Federação das Indústrias do estado e presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA/RN), Etelvino Patrício. Também representou a FIERN, na reunião do Comitê, a presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT/RN), Helane Cruz.

 

“Ficamos, portanto, contentes em participar e daremos a nossa contribuição para que essas atividades tenham um crescimento expressivo no Rio Grande do Norte, uma vez que está demonstrado a importância de uma preocupação com a sustentabilidade”, acrescentou Etelvino Patrício.

 

A presidente do SIFT também ressaltou o papel do Comitê para estimular, articular e coordenar programas e políticas públicas voltadas a iniciativas e empreendimentos com impacto social. “Isso é importante e vamos conhecer de forma cada vez mais ampla o ecossistema para, assim, podermos apoiar os segmentos que estão relacionados com essas atuações”, disse Helane Cruz. “Atualmente, pensar em sustentabilidade, em negócios com repercussão social é fundamental. Por isso, estou muito feliz com a indicação para integrar o CENIS”, comentou.

 

 

O deputado estadual Hermano Morais, que representa a Assembleia Legislativa no Comitê, afirmou que o Rio Grande do Norte tem um protagonismo nas políticas públicas com projetos de responsabilidade social, uma vez que foi o primeiro estado a aprovar uma legislação para regulamentar as iniciativas públicas nessa área.

 

Também participaram da reunião representantes de universidades, organizações não governamentais, agências de fomento, entidades dos setores produtivos e consultoras do SEBRAE.

 

O Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS) é formado por várias instituições e atua em quatro eixos de trabalho norteando as atividades para fomentar os negócios de impacto social no RN. Os eixos são ampliação da oferta de capital; Aumento do número de negócios de impacto; Fortalecimento das organizações intermediárias e Promoção de um macroambiente institucional e normativo favorável aos investimentos e negócios de impacto.

 

Texto e fotos: Aldemar Freire