O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, e o 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, estiveram em Mossoró na noite da última sexta-feira (02), para participar de um jantar com a comitiva da parceria Brasil-China e o Governo Federal. Durante o encontro, muito se discutiu sobre a importância da indústria para o setor da agricultura familiar, como uma forma de alavancar e modernizar a produção.
“Esse momento foi muito importante porque o Sistema FIERN esteve perto da comitiva de empresários da China. Sabemos do potencial que o Rio Grande do Norte tem para a geração de emprego e renda, por isso, nós convidamos para que eles possam entender o Rio Grande do Norte como um todo. Nós temos mineração no Seridó, o sal marinho na região de Grossos e Areia Branca, além de todo o potencial de energias renováveis que o estado dispõe”, afirmou o presidente. “Terminamos a noite com um bom relacionamento com a comitiva, afinal, são empreendedores e o estado do RN deve, sim, estender o tapete vermelho para todos que queiram investir aqui”, destacou Serquiz, acrescentando que é papel da Federação das Indústrias estar próximo dos empresários que chegam ao Estado.
Em conversa com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o presidente Roberto Serquiz destacou a importância dessa parceria, não só com a comitiva da China, como também com o Governo Federal.
A mecanização da agricultura familiar vai ajudar a fixar a família agricultora no campo, além de possibilitar a inserção de mulheres e jovens no trabalho laboral. Cerca de 150 agricultores foram beneficiados com 30 máquinas vindas da China.
O ministro ressaltou a importância da parceria para o avanço da agricultura familiar. “Nós estamos no processo de adaptação de máquinas chinesas para a agricultura familiar. E um pedido que a gente faz é que eles venham instalar indústrias no Rio Grande do Norte. Nós queremos que o RN amplie suas indústrias e essa área da agricultura familiar pode ser um vasto caminho, e o apoio da FIERN será fundamental”, disse Paulo Teixeira.
Para a governadora Fátima Bezerra, a participação da FIERN durante o jantar foi de grande relevância, tendo em vista a fase de instalação de indústrias dentro do processo. “A próxima fase, agora, é instalar uma empresa de fabricação de equipamentos agrícolas pelos empresários chineses e contando também com a parceria dos empresários do Rio Grande do Norte e do Brasil”, disse, ressaltando o trabalho que a FIERN faz para a indústria do estado.
A agenda em Mossoró contou ainda com a participação de Heyder Dantas, diretor 1º secretário da FIERN e presidente do SINDICAFÉ, Airton Torres, diretor da FIERN e presidente do SIESAL, Marcelo Rosado, diretor da FIERN e presidente do SINECIM, Pedro Augusto da Escóssia, diretor da FIERN e presidente do SINDUSCOM Mossoró, José Zélito Nunes, diretor da FIERN, Cesário de Oliveira Melo, presidente do SINDIPAM Mossoró, Jorge do Rosário e Nilson Webert Chaves, diretores do SINDUSCOM Mossoró, do empresário do setor da fruticultura, Luiz Roberto Barcelos, e do chefe de gabinete Hélder Maranhão.
Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), dos Governos do RN e federal, também participaram do evento.
Texto: Isaiana Santos