FIERN participa do Encontro Potiguar de Engenharia Ambiental e Sanitária – Nordeste Minera

2/06/2025   14h56

 

O presidente do Sindicato das Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais e de Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares, representou a FIERN na abertura do I Encontro Potiguar de Engenharia Ambiental e Sanitária – Nordeste Minera, realizado em conjunto com o I Fórum Regional de Licenciamento Ambiental e Inovação na Mineração, na sexta-feira (30), no auditório da CDL Natal.

 

O encontro reuniu profissionais, estudantes, pesquisadores e representantes do setor público com o objetivo de qualificar o debate técnico sobre os procedimentos de licenciamento ambiental aplicados à atividade minerária, integrando práticas sustentáveis, inovações tecnológicas e responsabilidade socioambiental.

 

Na abertura do evento, Mário Tavares ressaltou o compromisso da FIERN com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. “Temos assento no Conselho Estadual de Meio Ambiente, como também debatemos temas importantes na nossa Comissão Temática de Meio Ambiente”, disse.

 

 

“O debate abordou a relação entre a mineração e a energia eólica. Encaminhamos, como deliberação, um debate mais aberto e aprofundando, junto também das empresas de geração eólica, para buscar uma coexistência viável para ambos setores”, comentou o presidente do SINDMINERAIS-RN.

 

No sábado (31), Tavares participou da mesa redonda “Mineração x Energia: Desafios de Ocupação”, mediada pelo presidente do CREA, Roberto Wagner, e com participação de técnicos do Idema.

 

Promovido pela APEA-RN – Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Rio Grande do Norte com apoio do CREA-RN, o I Encontro Potiguar de Engenharia Ambiental e Sanitária – Nordeste Minera contou com palestras, painéis e discussões com especialistas do setor, abordando os principais avanços, desafios regulatórios e soluções técnicas voltadas à mineração ambientalmente responsável. O fórum busca fortalecer a atuação de profissionais da engenharia, geociências, gestores públicos e privados, além de promover a capacitação de novos talentos.

 

O presidente da APEA-RN, Vinícius Formighieri, ressaltou a importância da realização desse fórum no estado. “A mineração é uma atividade essencial para a economia, mas precisa estar alinhada com os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. Este evento é uma oportunidade única para discutirmos soluções técnicas, atualizações legais e inovação, promovendo uma mineração que respeite o meio ambiente e a sociedade”, disse.