FIERN promove, dia 26, Fórum Caminhos do RN com candidatos ao Governo do Estado

19/08/2022   14h28

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) promove na sexta-feira, 26 de agosto, o Fórum Caminhos do RN com os candidatos ao governo do Estado. Os cinco candidatos convidados — governadora Fátima Bezerra (PT), ex-deputado Fábio Dantas (Solidariedade), senador Styvenson Valentim (Podemos), Clorisa Linhares (PMB) e Danniel Morais (PSOL) — vão receber a Agenda Caminhos do Rio Grande do Norte, elaborada pelo Mais RN, com as propostas do setor industrial para o desenvolvimento potiguar, e apresentar suas ideias e planos para o Rio Grande do Norte.

O Fórum será aberto às 8h30 pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, no auditório do 7º andar da Casa da Indústria. A partir das 9h, terá início a exposição dos candidatos, sendo que cada candidato estará no auditório em um horário específico, permanecendo até 50 minutos.

Caberá a candidato fazer, inicialmente, uma exposição de até 20 minutos de suas propostas. Em seguida, receberá a “Agenda” e responderá às perguntas selecionadas (10 minutos) em temas como educação, indústria, emprego, renda e o setor industrial. Para as considerações finais, terá cinco minutos. O candidato também concederá, encerrada a sua participação nas discussões no auditório, uma entrevista coletiva à imprensa.

A participação dos candidatos não será simultânea, mas em sequência, e sem intervalos, de acordo o roteiro de exposição, entrega da Agenda, perguntas e considerações finais descrito. O evento será voltado a diretores da FIERN e convidados, entre os quais estarão, além dos integrantes da Federação e seus Sindicatos, industriais e empresários.

Os candidatos que vão participar do Fórum Caminhos do RN concorrem em coligações integradas por pelo menos um partido com representação na Câmara dos Deputados. Trata-se do mesmo critério definido pela legislação eleitoral, e confirmado em decisões do TRE e do TSE, como exigência para a participação em debates.

O presidente da FIERN destaca a importância do evento e a contribuição do setor industrial para uma discussão qualificada sobre projetos de governo que proporcionem o crescimento do Rio Grande do Norte. Para ele, é fundamental que a população tenha conhecimento sobre o que os candidatos pensam e querem fazer no Rio Grande do Norte.

Amaro Sales afirma também que o setor produtivo deve participar e contribuir para que se tenha essa atenção com projetos voltados ao desenvolvimento. E a FIERN tem sido, nos últimos anos, lembra Amaro Sales, uma instituição indutora das discussões sobre a economia potiguar.

Ao promover uma nova edição do “Caminhos do RN”, destaca o presidente da FIERN, a Federação das Indústrias mantém o compromisso de apresentar as propostas do setor industrial e um espaço para que os candidatos detalhem seus planos e respondam sobre as principais questões levantadas pelos empresários.

“A FIERN cumpre seu papel na promoção e condução de discussões com foco no desenvolvimento econômico do estado, tendo como bússola o MAIS RN, que aponta, ao longo de oito anos, os caminhos e ações estratégicas para efetivação de um crescimento sustentável do nosso estado. Ao promover o Fórum Caminhos do RN, a exemplo do que fizemos em 2018, trazemos os empresários da indústria e os candidatos ao governo do RN para um diálogo aberto, onde possamos ouvir deles seus projetos de governos, ao mesmo tempo em que apresentamos as sugestões e contribuições do setor”, afirma o presidente da FIERN.

Programação – Fórum Caminhos do RN:

8h30 – Abertura do evento, com o presidente da FIERN, Amaro Sales, a diretoria da FIERN e o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho

9h – Participação da Governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição

10h – Participação do candidato Fábio Dantas (Solidariedade)

11h – Participação do candidato Danniel Morais (PSol)

12h – Participação da candidata Clorisa Linhares (PMB)

13h – Participação do senador Styvenson Valentim (Podemos), candidato a governador.