O Fórum Natal do Futuro 2044 avança para uma nova etapa de sua construção com foco no planejamento estratégico de longo prazo para a capital potiguar. Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (4), na Casa da Indústria, representantes de instituições parceiras discutiram a consolidação dos indicadores mapeados e os próximos passos para a aplicação de uma pesquisa de percepção da população.
A iniciativa, conduzida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e pelo Sebrae-RN, visa compreender como os cidadãos de Natal percebem áreas como cultura, turismo, segurança, educação, saúde, mobilidade e governança.
Segundo Djalma Júnior, diretor da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), cerca de 75% dos dados referentes aos indicadores definidos pelo grupo já foram sistematizados. A próxima etapa será a apresentação desses dados e a construção do modelo da pesquisa com a população.
“A ideia é que essa pesquisa funcione como um subsídio para qualificar o debate técnico. Vamos cruzar os dados objetivos dos indicadores com a percepção dos moradores da cidade. Isso é fundamental para tornar o processo mais participativo e próximo da realidade”, afirmou.
Djalma também destacou que a metodologia da pesquisa ainda será definida, mas a intenção é que os resultados estejam organizados a tempo de subsidiar as decisões para 2025. “A pesquisa precisa estar condensada resultando na escolha dos indicadores prioritários para o próximo ciclo do fórum.”
Durante a reunião, foi feita uma apresentação dos dados visando consolidá-los por setor. Ao todo, os indicadores estão organizados em oito eixos temáticos: Economia, Competitividade e Inserção Global; Educação; Turismo e Cultura; Saúde; Mobilidade e Política Urbana; Inovação; Governança e Participação; e Segurança.
Fórum Natal do Futuro 2044
Com foco no desenvolvimento econômico e social de Natal, a FIERN e o Sebrae-RN criaram o Fórum Natal do Futuro 2044, iniciativa inspirada na experiência Desenvolve Londrina, criada em 2005, no município paranaense.
Para Natal, a proposta está fundamentada na estruturação de uma associação com propósito de estimular a participação da população em debates, bem como, na proposição de soluções de problemas da comunidade através de ambientes de parceria e cooperação, de forma sistemática.