HIT SENAI apresenta infraestrutura e serviços tecnológicos a empresas associadas ao Sindirecicla-RN

30/03/2022   16h37

Batista (SENAI), Martins (SESI e responsável pela Unidade de Mercado do Sistema FIERN) e Saavedra (IEL) apresentaram possibilidades de atuação junto ao setor

Representantes de 14 empresas que atuam na cadeia produtiva de reciclagem de resíduos de plásticos, resíduos metálicos e oleosos no Rio Grande do Norte participaram de visita técnica ao Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, nesta quarta-feira (30), para conhecer o portfólio de serviços e a capacidade de atendimento do complexo às demandas do setor. O grupo conheceu ainda a unidade CAT NATAL, do SESI-RN, vizinha ao HIT.

As empresas fazem parte do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sindirecicla-RN), filiado à Federação das Indústrias (FIERN). A visita foi realizada como desdobramento de uma apresentação inicial do HIT, no dia 14 deste mês, ao presidente do Sindicato, Etelvino Patrício de Medeiros.

O Hub de Inovação e Tecnologia reúne o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e outras investidas do Sistema FIERN em educação, inovação e serviços, executadas por meio do SESI-RN e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Respostas

Durante o encontro nesta quarta, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, ressaltou ao grupo que o SENAI atua em rede local e nacionalmente, um modelo de operação que amplia a possibilidade de respostas e atendimentos por conta própria ou em conjunto com outras instituições de dentro e de fora do Sistema. “Muitas vezes as empresas vão para outros estados buscar soluções que temos capacidade para oferecer aqui mesmo, talvez com custo menor ou com uma proximidade local que facilita a interlocução”, destacou o diretor.

O superintendente do SESI-RN e gestor responsável pela Unidade de Mercado do Sistema FIERN, Juliano Martins, fez coro durante a apresentação, ressaltando os dois pilares de atuação do SESI – o de educação e o de serviços. “Temos uma unidade-escola que funciona dentro das instalações do HIT, com o Novo Ensino Médio, temos outra unidade em São Gonçalo do Amarante, recém-inaugurada, com Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com desconto de 50% na mensalidade para filhos de trabalhadores da indústria. Além disso, temos uma unidade em Mossoró e outra em Macau, sendo essa, especificamente, uma escola 100% gratuita”, disse ele, destacando, entre os serviços, os relacionados à saúde e segurança da indústria (SSI), na área de prevenção, dentro do que a legislação do trabalho exige.

O superintendente do IEL, Juan Saavedra, lembrou que a instituição trabalhou em conjunto com o Sindirecicla no primeiro MBA customizado na área de gestão ambiental, desenvolvido em parceria com a Faculdade da Indústria do IEL. Ele também detalhou os três pilares de atuação do serviço: carreiras, consultorias e educação empresarial, com cursos rápidos e de longa duração.

Qualificação, serviços tecnológicos e PD&I

Coube ao diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, apresentar a infraestrutura do HIT, com foco especialmente nas duas instituições.

“Estamos no HIT respirando educação profissional, prestação de serviços tecnológicos e Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I)”, disse ele. “Os dois centros se completam e por aqui passam diariamente mais de 1.300 pessoas”, detalhou.

O CTGAS-ER é referência do SENAI no Brasil em formação profissional para as indústrias de energia eólica, solar e do gás. O Centro também é destaque no campo das soluções em tecnologia e inovação, que abrange, por exemplo, serviços técnicos especializados, consultorias e metrologia – com serviços de ensaios e calibração. Já o ISI-ER é a referência nacional do SENAI em PD&I com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

“A ideia é que a gente conheça as demandas do setor e que vocês também conheçam a nossa capacidade de atendimento”, reforçou Mello. Ele apresentou, ainda, exemplos de trabalhos no histórico do HIT que vão desde o desenvolvimento inédito de um microreator para mitigação de gases do efeito estufa, até medições realizadas pela primeira vez no país para atestar o potencial de geração de energia eólica offshore, no mar.

Mello também guiou o grupo em visita a laboratórios em áreas como energia solar, sustentabilidade, soldagem e educação profissional em segurança do trabalho.

O diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, guiou o grupo em visita a laboratórios de sustentabilidade, energia, entre outros da infraestrutura do HIT

O presidente do Sindirecicla-RN, Patrício Medeiros, destacou o que chamou de “capacidade de desenvolvimento de projetos do complexo” e a relevância de o setor conhecer os serviços disponíveis ao mercado, para que possíveis soluções sejam efetivamente usadas nas rotinas e processos das empresas. “Muitas vezes nós mandamos nossas demandas para São Paulo porque achamos que não existe essa capacidade de solução aqui, mas existe e eu fiquei muito surpreso com o que vi”, frisou ele.

Juliano Martins, gestor da Unidade de Mercado, ressaltou que o Sindirecicla-RN é um Sindicato novo no Sistema FIERN, mas com atuação importante, que tem crescido e tende à mais expansão.

A programação contou com a participação do gerente da Unidade de Mercado do Sistema FIERN, Manoel Ribeiro, e do coordenador de Inteligência de Mercado do Sistema, Pedro Vilela.

Durante a visita, Patrício Medeiros, presidente do Sindirecicla-RN, destacou o que chamou de “capacidade de desenvolvimento de projetos do complexo”

Veja abaixo galeria com imagens da visita: